Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REMUNERAÇÃO

Governo do Pará negocia com servidores da Educação estadual

Por Louise Bandeira (SECOM)
05/03/2020 14h41

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), na sede do órgão, uma comissão de professores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), para tratar de assuntos referentes a valorização da categoria como reajuste salarial, lotação de professores, concursos públicos, plano de obras para as escolas, entre outros assuntos.

A comissão composta por oito professores do Sintepp foi recebida pela a titular da Seplad, Hana Ghassan, e também participaram do diálogo, a secretária de Estado de Educação (Seduc), Elieth Braga e as secretárias adjuntas de Educação, Regina Pantoja e Naira Castro, juntamente com o Procurador do Estado (PGE), Bruno Salomão, e o gerente de Regulação de Saúde do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (IASEP), Moises Vaz.

A reunião durou cerca de três horas e abriu a mesa de negociações com a categoria no ano de 2020. A secretária, Hana Ghassan disse que a reunião foi muito importante por tratar não apenas de questões salariais, mas também de questões pontuais como assistência à saúde e lotação, o que interfere diretamente na vida dos servidores e precisam ser resolvidas imediatamente. Ela disse ainda que o Governo do Estado já está realizando estudos referentes a proposta de reajuste salarial da categoria para este ano.

“Ano passado o Governo, em um esforço fiscal dos mais expressivos, conseguiu dar reajuste percentual correspondente ao piso de 2019, de 4,17%. Agora em 2020 estamos novamente iniciando este diálogo. A Seplad, em conjunto com a Seduc e a Sefa, está fechando os números e impactos a fim de apresentar uma proposta de reajuste salarial para a categoria agora e 2020” explicou a secretária.

O coordenador geral do Sintepp regional, Beto Andrade, considerou a reunião um avanço na discussão de pautas importantes para valorização da categoria.

"A educação é um desafio para todos os governos e nós queremos avanços na perspectiva da melhoria salarial, principalmente. O Governo atual tem indicativos de melhorias no orçamento público e neste sentido a reunião foi importante para nós. Outro assunto é a negociação da pauta educacional do Estado. Sentimos que estamos avançando e seguindo o caminho certo de valorização da categoria", disse o coordenador.

A Seplad e demais órgãos do Governo voltam a reunir com os profissionais da educação estadual até o próximo dia 25 deste mês.