Equipes do Marajó se classificam para a etapa estadual
No segundo dia de competição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) realizados no município de Breves, no Arquipélago do Marajó, as disputas foram acirradas e empolgaram o público, definindo três equipes para a etapa estadual. Os atletas classificados são das categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), nas modalidades vôlei, basquete, futsal e handebol. O evento também oferece aos professores de Educação Física a capacitação sobre Pedagogia do Esporte.
No futsal feminino B, a equipe do município de Portel derrotou o time de Breves pelo placar de 6 x 1, seguindo na competição com chances de conquistar a vaga para a fase estadual. No futsal masculino B o município de Curralinho goleou a de São Sebastião da Boa Vista por 6 x 0.
Também no futsal masculino B, o time de Breves ganhou da equipe de Muaná pelo placar de 5 x 1, e já conquistou vaga para a semifinal. “A competição está sendo muito acirrada. Estamos até agora com excelentes resultados, e esperamos conquistar a vaga para a estadual, pois treinamos muito forte para isso”, disse Miquéias Souza, aluno da Escola Estadual Bom Jesus, em Breves.
No vôlei feminino A, a equipe de Breves venceu a de Portel por 2 sets a 1, seguindo na competição. Já no masculino A, Portel sagrou-se campeão, animando os atletas para a etapa estadual. No vôlei feminino B, Breves venceu por 2 sets a 0 o time de Portel, e no masculino a equipe de Breves também levou a melhor ao enfrentar a de Muaná, pelo placar de 2 sets a 0.
No basquete, na categoria B, Ponta de Pedras venceu Portel por 42 a 17, uma vitória expressiva para a equipe, que agora vai enfrentar o time de Breves, que derrotou Muaná por 32 a 17.
No handebol, duas equipes já estão classificadas para a fase estadual. Na categoria A, a equipe de Breves levou as duas vagas – no feminino e no masculino -, vencendo as equipes de Portel. No masculino, o placar foi de 25 a 9, e no feminino, 22 a 1. “É uma grande emoção. Estávamos muito confiantes nesse resultado. Estou muito ansiosa para jogar na fase estadual e tentar ir para as nacionais”, declarou Vitória Helena Araújo, da Escola Municipal Odízia Corrêa Farias.
Conhecimento – Os professores do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participam diretamente da organização e da arbitragem dos jogos, e também repassam conhecimento a professores e estudantes de Educação Física dos municípios onde são realizadas as etapas regionais.
Em Breves, a palestra sobre Pedagogia do Esporte contribuiu para esclarecer pontos importantes na prática da Educação Física nas escolas. "É muito importante esta iniciativa, pois temos dificuldade de encontrar cursos de qualificação para a nossa área, e esses professores vêm até o nosso município nos presentear com tudo isso, agregando novos conhecimentos, e nos fazendo rever velhos hábitos”, ressaltou a professora Solange de Deus.
“O nosso objetivo é focar no esporte educacional como uma ferramenta de educação, para tirar um pouco esse pensamento de que o esporte escolar precisa sempre ser de rendimento. Então, precisamos informar ao professor que dentro das aulas de Educação Física ele precisa dar a oportunidade ao aluno de ter o aprendizado sobre as modalidades de uma maneira global, e não partindo logo de início para uma especialização precoce”, enfatizou a professora Nazaré Portal, do NEL.