Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARAVANA

Serviços de cidadania chegam ao município de Augusto Corrêa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2017 00h00

A Caravana Pro Paz Cidadania chegou ao município de Augusto Corrêa, no nordeste do Pará, após sucesso de atendimentos em Bragança. No início da semana, 5 mil pessoas foram beneficiadas com emissão de documentos e atendimento e orientação jurídica. Em Augusto Corrêa são esperadas mais de mais de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de evento, nesta sexta-feira (16) e no sábado (17). 

O evento, que ocorre na Escola Municipal Rosa Ataíde, iniciou às 8h e foi até às 17h neste primeiro dia de ação. Foram distribuídas 550 senhas para emissão de carteira de identidade e 80 para carteira de trabalho. “A procura foi muito grande para todos os serviços, principalmente de RGs e certidões de nascimento, que superaram todas as expectativas. Chegamos a emitir uma média de 200 a 250 certidões de nascimento por dia, além de realizar atendimentos jurídicos com retificações, reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia”, detalhou o coordenador da Caravana, Roberto Oliveira. Somente neste primeiro dia, cerca de mil atendimentos foram contabilizados.

Uma das primeiras a conseguir a carteira de identidade, Maria Rita Brito saiu satisfeita com o serviço. “Para tirar a segunda via, além de ter que pagar, iria demorar bastante para eu receber, geralmente de 15 até 30 dias. Essas ações são importantes, pois ajudam muitas pessoas que não têm condições de tirar”, festejou.

Ariane Costa, de 18 anos, procurou a Caravana para emitir a 2ª via da certidão de nascimento sem precisar pagar e junto, conseguiu outro benefício. “Não tinha mais a minha certidão e isso me impedia de registrar meu bebê. Então, vim aqui e consegui a minha e também a do meu filho. Sem falar que também retirei meu RG”, comemorou.

“Nós entregamos na Caravana um recibo com a gratuidade com a data que a pessoa pode ir ao cartório fazê-la, seja 1ª ou 4ª via. Uma segunda via em Augusto Corrêa custa R$165, por isso é uma grande oportunidade para as pessoas que não têm condições de custear isso”, explicou Marília Albuquerque, coordenadora da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) na Caravana. 

Em busca da carteira de trabalho, a colombiana Nasley Lorena, conseguiu emitir o documento após perder a Caravana em Bragança. “Moro em Bragança há um ano e nunca consegui minha carteira de trabalho, mas agora deu certo”, contou.

Além da emissão de RG, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, orientação jurídica e a captura de fotos para os documentos, a Caravana leva o ID Jovem para pessoas de 15 a 29 anos. “O ID Jovem é uma política pública do Governo Federal que permite o benefício de gratuidade ou 50% de desconto em viagens interestaduais e meia-entrada em cinemas, shows, teatros e eventos esportivos”, explicou Arnaldo Ampuero.

Para quem tiver interesse em se inscrever no Programa, basta que o jovem tenha Número de Inscrição Social (NIS). Em seguida, ele precisa baixar o aplicativo no smartphone e preencher um cadastro simples, em menos de dois minutos a carteirinha virtual vai estar disponível e ele já poderá usar os benefícios. Esse processo é feito na caravana.

O Pro Paz Cidadania segue até este sábado (16) em Augusto Corrêa. Para emitir documentos o cidadão deve se dirigir a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Ataíde, às 8h e retirar sua senha. O atendimento seguirá até às 16h. Já na próxima segunda-feira (19) e na terça-feira (20), a Caravana estará em Tracuateua.