Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Primeira semana de cursos na EGPA formará mais de 120 servidores

Aulas de Informática Básica; Elaboração de Edital e Termo de Referência; e Planejamento Estratégico Aplicado à Administração Pública seguem até 6 março

Por Isabela Quirino (EGPA)
03/03/2020 11h43

O mês de março traz para a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) o movimento característico de um dos principais trabalhos da instituição: a qualificação. Nesta segunda-feira (2), as turmas de Informática Básica; Elaboração de Edital e Termo de Referência; e Planejamento Estratégico Aplicado à Administração Pública iniciaram o período de aulas, marcando o começo do calendário acadêmico de 2020 na Escola de Governança.

Até o final do mês, a EGPA deve realizar cerca de 20 cursosEstes primeiros cursos seguem até sexta-feira (6), e a previsão é de que, apenas nesta semana, sejam formados mais de 120 servidores públicos estaduais. A instituição tem como objetivo a formação e o aperfeiçoamento profissional, além de proporcionar, aos servidores do Estado, as ferramentas necessárias para o melhor desempenho de suas funções.

“Nós temos uma meta alta para ser atendida, por isso, estamos com uma média de quatro cursos por semana. Desta forma, ao final do mês, são quase 20 cursos de capacitação para os servidores públicos, além dos cursos que serão realizados no interior do estado”, disse Evanilza Marinho, diretora geral da EGPA.

Aprendizado - Estela Palmeira, servidora da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), é aluna do curso de Informática Básica. “Tenho mais de 60 anos e me senti um pouco fora do meu contexto de trabalho, por isso busquei um curso que me ajudasse. A Escola de Governança dá a oportunidade para que a gente avance nas áreas em que temos dificuldades”, disse. 

Estela Palmeira, da Emater, é aluna do curso de Informática BásicaEste não é o primeiro curso que a servidora realiza na EGPA, no último ano ela participou de formações como a de Libras. “Acho que a oferta desses cursos é uma grande oportunidade para todos os servidores, os professores são de altíssima qualidade e tudo isso nos motiva a querer fazer mais cursos e aplicar o que aprendemos no nosso dia-a-dia”, completou.

“Já participei de cursos sobre gestão de contratos, Siafem e agora estou fazendo o curso de Elaboração de Edital de Termo de Referência, mas espero realizar mais cursos na área de orçamento e finanças”, destacou o servidor Jerson da Silva, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.   

Inscrições - Os servidores que desejam participar dos cursos de qualificação devem se inscrever no site da escola (www.egpa.pa.gov.br). Elas também precisam ser deferidas pelo Agente de Desenvolvimento e Capacitação (ADC) do órgão de origem do servidor interessado. “Para a EGPA é de extrema importância que as inscrições sejam deferidas pelo ADC por que ele é nossa ligação com os outros órgãos e instituições públicas, o que nos dá garantia de que aquele servidor está liberado pela sua chefia para realizar o curso na EGPA”, explicou a diretora de Desenvolvimento de Programas Estratégicos em Governança Pública, Iracema Sabino.

Ainda esta semana a EGPA irá divulgar a grade de cursos disponíveis para o mês de abril.