Sefa reforça trabalho de fiscalização na região do Araguaia
A Operação Caça Fantasmas, realizada pela Secretaria da Fazenda (Sefa) e Polícia Militar, reforçou a fiscalização de mercadorias em trânsito nos municípios de Redenção, Xinguara e Conceição do Araguaia. O trabalho começou em 2 de junho e terminou nesta sexta-feira (16). Durante a Operação de fiscalização foram lavrados 48 Termos de Apreensão e Depósito (TADs), representando R$164,7 mil em valores já recolhidos e R$ 174,3 mil em valores a recolher.
Um grupo de 18 auditores e fiscais de receitas estaduais foi deslocado de Belém para a região. De acordo com o secretário da Fazenda, Nilo Noronha, a meta da Sefa é realizar operações de fiscalização setorizadas, por regiões do Estado.
Nesta sexta-feira, 16, um caminhão com alimentos e bebidas quentes, escondidas em meio a produtos alimentícios, foi apreendido na Rodovia Pa-447, por servidores da Carreira da Administração Tributária (CAT) da Sefa. O trabalho foi conduzido no posto fiscal de mercadorias em trânsito em Conceição do Araguaia.
A mercadoria vinha do estado de Goiás. No momento da apreensão, o transportador apresentou nota fiscal com cerca de 1/3 do total da carga. Por causa do peso do veículo, houve a suspeita de que havia mais produtos do que o informado, e foi feita a conferência física da carga. Foi aí que ficou constatado que a maior parte da mercadoria não tinha nota fiscal. Foram lavrados dois TADs.
Entre outros produtos, foram apreendidas 348 latas de refrigerante, 112 garrafas de energético, 132 garrafas de conhaque, 44 garrafas de vinho, 24 de vermute, 24 de uísque, 18 de licor e 18 de martini.