Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA

Alunos de Maracanã e Salinópolis vencem etapa regional dos JEPs

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/06/2017 00h00

Estudantes da rede pública estadual do município de Maracanã, na região nordeste, garantiram nesta sexta-feira (16)  duas das três vagas que estavam em disputa nas finais dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), que prosseguem até o próximo domingo (18) no município. Os anfitriões venceram as partidas finais de voleibol com a equipe da categoria B (15 a 17 anos) da Escola Isidório Francisco de Souza. A equipe B de basquetebol da Escola Presidente Kennedy também levou para a galeria de honra da escola o troféu de campeão deste ano.

A terceira vaga foi para o município de Salinópolis, conquistada pela equipe feminina de futsal, na categoria B, formada por alunas da Escola Miguel Santa Brígida. Elas venceram a partida final contra a equipe da Escola Presidente Kennedy.

As equipes de Maracanã têm obtido bom rendimento em quadra. A equipe de voleibol venceu a do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, do município de Bragança. A professora de Educação Física da escola, Rosângela Oliveira, treinadora da equipe, destacou que chegar ao estadual é resultado de muito trabalho e dedicação dos atletas de voleibol da Escola Izidório Francisco. "Eles treinam juntos há dois anos. No ano passado não conseguimos passar para a etapa estadual. A partir de agora é focar nos treinos, aprimorar a parte técnica, melhorar o desempenho físico para representar bem nosso município na próxima etapa", acrescentou.

Foco é a palavra de ordem para o ponteiro Bruno Costa, 17 anos, apontado pela treinadora como o aluno que mais se dedica a aperfeiçoar as jogadas. Criado pela mãe, a agricultora Iranildes Costa, o atleta disse que a paixão pelo esporte é grande, mas se tornar um engenheiro civil é a principal meta. "Tenho muito apoio da minha mãe para as duas coisas que mais amo: estudar e treinar. Mas ela sempre deixa claro que só posso permanecer em quadra se continuar tendo boas notas. É o que tenho feito, estudado muito para ter melhor desempenho possível no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois esse é o principal objetivo", informou.

Os JEPs são uma realização do Governo do Pará, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer  (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio das prefeituras municipais, e visam contribuir para o desenvolvimento do esporte nas escolas.

Sonho - Eduardo Monteiro, 16 anos, capitão do time de basquetebol da Escola Presidente Kennedy, levantou a taça de campeão pela primeira vez.  A partida contra os estudantes da Escola Estadual Professor Galvão, do município de Augusto Corrêa, não foi considerada difícil por ele, que começou a treinar há menos de um ano. "A gente tinha um sonho de competir no estadual, e lá brigar por uma vaga na etapa nacional, e trabalhamos para isso. Agora é treino forte, porque as etapas ficam cada vez mais disputadas”, ressaltou.

As competições da 59ª edição dos JEPs da Regional do Salgado prosseguem neste sábado (17). Estarão em disputa as vagas de futsal e handebol masculino, nas categorias A (12 a 14 anos) e B (14 a 17 anos). Os jogos iniciam às 8 h.

Biizu - Neste sábado serão entregues os certificados aos alunos da rede municipal de Marapanim que durante o período dos JEPs participaram de oficinas de texto, fotografia e audiovisual oferecidas pelo projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). As atividades foram realizadas no centenário prédio do Colégio Ezequiel de Souza, reunindo quase 70 estudantes.

Segundo o coordenador do projeto, Ronaldo Franco, as aulas são teóricas e práticas. "Durante os jogos eles vão para os ginásios e retratam os fatos que ocorrem dentro das quadras e fora também", informou. Parte do material é divulgado no site agenciapara.com.br.

Também durante os jogos, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, atua nos municípios que sediam as competições promovendo atividades educativas e preventivas com a comunidade esportiva, voltadas ao enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo, dentro do projeto “Protegendo Sonhos”.