Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

ParáPaz realiza mais de 1,5 mil atendimentos durante ação em Ananindeua

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
29/02/2020 16h20

Milhares de moradores já foram beneficiados com a oferta de serviços gratuitos através da Ação Cidadania. Na manhã deste sábado (29), o programa chegou a Ananindeua pela oitava vez. Ao todo, foram realizados mais de 1,5 mil atendimentos de 8h às 14h, no CRAS do Complexo Esportivo da Cidade Nova VI, bairro do Coqueiro.

A iniciativa integra diversos órgãos e parceiros em um só local, facilitando o acesso à informação pela comunidade. “O que faz o diferencial nessas ações é porque num dia como esse, que muitas vezes é o único disponível na semana, as pessoas conseguem vir e resolver várias coisas durante a manhã, sem perder muito tempo” garantiu Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz. 

Dona Rosália Ferreira, de 61 anos, conta que precisava emitir novamente a identidade pois a sua já estava antiga, mas o trabalho de costureira consumia todo o seu tempo e sempre deixava para depois. Quando soube que seria perto da sua casa, aproveitou a oportunidade e ainda realizou procedimentos estéticos. “Quando cheguei fui direto pra fila do RG porque era a minha prioridade, mas foi tão rápido que deu tempo de fazer limpeza de pele, sobrancelha e ainda me informei sobre o cheque moradia. Missão cumprida!”, comemorou. 

Serviços - Alem da emissão do RG, certidão de nascimento, casamento e óbito, foram realizadas orientações jurídicas e empresariais, cortes de cabelo, doação de sangue, negociação de débitos com a Cosanpa, abertura de MEI pelo Sebrae, consultas médicas com pediatra, ginecologista, clínico geral e, pela primeira vez, consulta com ortopedista e podologia.

“Fui arrumar o forro de casa tem dois meses e acabei caindo. Fiz os exames e nunca levei o resultado pro médico e até hoje sinto dores. Fui consultado, medicado e já saí com o encaminhamento pra uma ressonância. Isso nunca tinha acontecido, geralmente demora tanto e foi muito rápido. Valeu a pena ter vindo”, relatou o senhor de 69 anos, Raimundo de Souza, após seu atendimento. 

Outra novidade também foi a participação da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) que levou entretenimento aos jovens por meio do futebol, assim como o Projeto Espaços Abertos, da ParáPaz, que proporcionou jogos de xadrez. 

Saúde - O casal F. A. e J. F. casados há 3 anos, chegaram juntos para a realização dos testes rápidos para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, HIV e hepatites B e C. Apesar da ansiedade, o resultado de F. A. saiu como o esperado, estava tudo certo, porém seu companheiro refez e ainda aguardava. “Ele nunca tinha feito nenhum tipo de exame desse tipo, apesar do medo temos a consciência de que é necessário saber e se der alguma alteração, vamos procurar tratamento juntos”, disse F. A. Em todas as ações os testes estão disponíveis sem custo. É feita a coleta de uma gota de sangue e o resultado é entregue em, no máximo, 30 minutos. 

Compromisso - Mais de 11 mil atendimentos já foram realizados somente no município de Ananindeua durante as ações, favorecendo milhares de pessoas. No Estado, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas com a iniciativa.