Pro Paz Enem leva “aulões” a 600 estudantes do Marajó
Cerca de 600 estudantes de Breves e de municípios próximos participam dos “aulões” do Pro Paz Enem que serão ministrados neste sábado (17) e domingo (18), no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional (Cedep). O objetivo dessas aulas abertas é preparar os estudantes da rede pública da capital e do interior do estado para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e também pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio e queiram fazer a prova.
O projeto é desenvolvido pela Fundação Pro Paz e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o apoio das prefeituras locais e da Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (Seips), Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), que viabiliza os pontos do Navega Pará para que os alunos tenham acesso ao material que está disponível para download.
Os “aulões” abordam os principais temas cobrados no exame, deixando os estudantes mais atualizados e preparados para as provas. Os ouvintes da manhã deste sábado se mostraram bastante animados. “Esta é uma excelente iniciativa do governo, pois dá oportunidade para que os nossos alunos tenham uma revisão focada especificamente no Enem, que pode fazer toda diferença no desempenho deles”, destacou a gestora da Unidade Regional de Educação de Breves (URE), Socorro Cunha.
Manoel Costa, de 55 anos, estudante da Escola Estadual Gerson Peres, em Breves, está concluindo o Ensino Médio e se declarou feliz pela oportunidade de ter uma aula direcionada, pois não tem condições de fazer um curso preparatório e acredita que esta revisão de conteúdo vai lhe garantir um melhor desempenho na prova. “É a primeira vez que tenho esse tipo de aula, com foco no Enem. Acho que isso vai nos dar uma boa noção da prova e, quem sabe, ajudar com que sejamos aprovados”.
Teorauchana Chaar, 34 anos, já concluiu o Ensino Médio e vê nas aulas do Pro Paz Enem a chance de rever conteúdos e saber como estão sendo cobrados na prova. “Estou tentando vestibular há algum tempo, então essas dicas podem me ajudar muito na hora do exame, principalmente a aula sobre redação, pois é uma disciplina em que tenho muita dificuldade”, afirmou.
As aulas seguem até o final de outubro e contemplarão os municípios de Santarém, Soure, Abaetetuba, Ananindeua, Parauapebas, Marabá, Castanhal, Breves, Benevides, Bragança, Capanema, Moju, Paragominas e Belém. As aulas são gratuitas e ministradas por professores da Seduc e especialistas da rede particular de ensino contratados pela Fundação Pro Paz.
Os alunos da capital e do interior podem se inscrever pelo endereço www.propaz.pa.gov.br de acordo com a data de cada “aulão”, fornecendo dados pessoais (nome completo, RG e CPF), nome da escola e município.
Além das aulas, o Pro Paz Enem oferecerá, a partir de agosto, um programa semanal que será exibido às quartas, quintas e sextas-feiras, no horário de 19 as 20h30, pela TV Cultura. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 12 de novembro.
“O Pro Paz Enem traz uma aula motivacional para os alunos, com professores que possuem uma larga experiência sobre vestibular. Mas é preciso destacar o papel fundamental dos professores que acompanham o dia a dia dos estudantes na sala de aula, contribuindo para a preparação e formação desses estudantes. Nosso trabalho é apenas reforçar esse conteúdo e trabalhar as principais habilidades cobradas na prova”, enfatizou Marcelo Dantas, um dos coordenadores pedagógicos do projeto.