Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ILHA DO MARAJÓ

Seel capacita instrutores de futebol de campo em Muaná

Curso tem duração de três dias e reúne treinadores, professores de Educação Física e estudantes do município

Por Carol Amorim (SEEL)
28/02/2020 09h47

Treinamento é ministrado por integrantes do projeto Gol do Brasil, da CBFTreinamento é ministrado por integrantes do projeto Gol do Brasil, da CBFFoto: Ascom SEELTreinadores, professores de Educação Física e estudantes do município de Muaná, na Ilha do Marajó, participam de um curso para instrutores de futebol de campo, que começou na noite de quinta-feira (27). Promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o treinamento terá duração de três dias e conta com aulas teóricas e práticas, no Centro Cultural Arena Show.

A qualificação profissional é um dos objetivos do curso, bem como apresentar aos participantes as metodologias de trabalho, que vão desde a base até o treinamento tático, no contexto do futebol. Essa capacitação é ministrada pelos integrantes do projeto Gol do Brasil, que utilizam seus conhecimentos e habilidades praticados no projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

“A ideia do curso é mostrar que o futebol pode ser usado como ferramenta para a difusão de valores sociais, capacitando treinadores para formar não só possíveis atletas, mas cidadãos” - Júlio Vieira, coordenador regional do Gol do Brasil. 

Ao todo, mais de 30 alunos acompanharam o primeiro dia do curso, que contou com a parceria da Liga Esportiva Municipal de Muaná (LEMM). Durante a programação, foram abordados temas que envolvem as habilidades de vida e diferentes opções para que o participante escolha uma que se adapte as suas necessidades educativas, sejam em escolas ou projetos sociais.  

Cerca de 30 pessoas da comunidade participam do cursoCerca de 30 pessoas da comunidade participam do cursoFoto: Ascom SEELUma das participantes é Raquel Monteiro, que é treinadora há seis anos de uma equipe de futsal do município. Para ela, a aula serviu para aprender a lidar com as meninas do time. “Trabalho com 25 jovens e temos que lidar com várias situações no dia a dia, ter paciência para ajudá-las. Uma coisa que os professores destacaram foi sobre formar cidadãos, e isso que espero neste curso poder aprender sobre o esporte e, futuramente, criar um projeto de futebol para crianças”, conta a inscrita. 

Já no segundo dia, a capacitação abrange as técnicas e táticas no futebol profissional, oferecendo possibilidades de compreensão e discussão sobre os riscos e as oportunidades presentes no dia a dia. Para encerrar a programação, terá a parte prática onde os participantes irão demonstrar seus conhecimentos que aprenderam durante todo o curso.