Atletas disputam regata na Baía do Guajará neste domingo
Na manhã do próximo domingo (01), na Estação das Docas, em Belém, 104 atletas do Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Tuna Luso Brasileira e da Associação de Remo Guajará irão competir na 1ª Regata do Campeonato Paraense de Remo 2020. A expectativa é de que 3 mil pessoas prestigiem o evento que é realizado pela Federação Paraense de Remo (Fepar) com a parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A competição é uma tradição da modalidade na região, realizada desde 1905. Neste ano, serão 58 barcos, disputando 12 provas, sendo duas provas femininas (com 13 atletas) e 10 masculinas (91 atletas). O evento inicia às 8h, partindo do Complexo Ver-o-Rio e tem encerramento previsto para às 11h40, na Estação das Docas.
Segundo a Fepar, Paysandu, Remo e a Associação de Remo Guajará irão disputar as 12 provas. Já a Tuna irá competir em seis. “A prova mais tradicional do Remo, que é a Oito Gigante (12ª prova), contará com os quatro filiados Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Tuna Luso Brasileira e Associação de Remo Guajará, inédito no esporte de remo paraense, pois antes só competiam dois ou três”, ressalta André Mendes, vice-presidente da Federação.
A arbitragem geral é de responsabilidade de Magali Moreira que pertence ao quadro da Federação Internacional de Sociedade do Remo (Fisa), maior entidade de remo mundial.
“A competição incentiva a prática esportiva aos jovens do nosso Estado, além de ser uma opção de lazer no final de semana. Por ser um evento tradicional, a Seel não poderia deixar de apoiar. Esperamos poder revelar vários talentos para a modalidade”, disse Arlindo Silva, secretário de Estado de Esporte e Lazer.
A Primeira Regata do Campeonato Paraense de Remo também tem o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Belém e Capitania dos Portos. A entrada é gratuita.
Calendário de Regatas
1° regata: 01/03/2020
2° regata: 17/05/2020
3° regata: 14/06/2020
4° regata: 23/08/2020
5° regata: 08/11/2020