Espaço Digital do Banpará é objeto de benchmarking

17/06/2017 00h00
Por Redação - Agência PA (SECOM)

O Banco do Estado do Pará recebeu representantes das áreas de negócios e tecnologia do Bradesco e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que vieram a Belém para conhecer o projeto do Banpará Digital, um espaço com conceito totalmente inovador que, desde sua inauguração, em fevereiro deste ano, tem atraído a curiosidade de outras instituições financeiras do País. Tanto o Bradesco como o BNB visitaram o Espaço Banpará para entender melhor a estratégia dessa plataforma de negócios inédita implantada no Pará, com o objetivo de replicá-la em suas redes de atendimento.

Eugênio Pessoa, diretor de Tecnologia do Banpará, fez a apresentação do projeto desde a fase de estudos. “A ideia era criarmos um ambiente de negócios com tecnologia de ponta, e foi o que fizemos. Viajamos para outros países atrás do que havia de mais moderno em termos de serviços bancários para oferecer aos nossos clientes e hoje temos um ambiente totalmente digital, sem a necessidade do auxílio de funcionários, o que dá ao cliente a liberdade de fazer suas operações com tranquilidade e segurança, aliadas à facilidade pelos nossos canais digitais”, explica.

De acordo com Eugênio, na região Norte o público ainda mantém um perfil conservador no que diz respeito ao uso de determinadas tecnologias e serviços digitais. “Quando lançamos o Internet Banking foi justamente pensando em viabilizar transações que antes só eram realizadas em nossas agências. No entanto, boa parte dos clientes ainda não faz uso dos meios digitais para efetivação de transações. Atualmente, menos de 15% dos clientes do Banpará utilizam a internet e o mobile banking. Estamos empregando esforços para mudar essa cultura, incentivando o uso dos meios digitais e disponibilizando aos clientes formas cada vez mais seguras de efetuar seus negócios bancários sem a necessidade de se deslocar até uma agência.”

Crescimento

Desde a implantação do Banpará Digital, a instituição registrou um aumento nas transações e também uma grande receptividade na utilização das salas de vídeoconferência. Trata-se do primeiro ambiente de banco totalmente digital no Brasil, um conceito que por sua modernidade, agilidade e qualidade torna o Banpará pioneiro nesse tipo de solução digital.

O novo espaço digital oferece duas salas de atendimento assistido por videoconferência, dotadas de isolamento acústico e visual. Nas salas, o cliente recebe orientação virtual personalizada, exatamente como se estivesse em uma agência, para realizar transações como pagamentos de contas e aplicações financeiras, entre outras. Há ainda dois caixas eletrônicos que disponibilizam o recurso de vídeochamadas, para que os usuários possam tirar suas dúvidas ou enviar sugestões.

Keila Aleixo, assessora da Diretoria de Tecnologia do Banpará, explicou a funcionalidade dos terminais e serviços disponibilizados no Espaço. “Os clientes do banco tem a sua disposição caixas eletrônicos ágeis e modernos, que efetuam diversas transações inclusive, emissão de folhas de cheque e de cartões de conta, já com chip. Por meio das videochamadas feitas tanto pelas salas de negócios quanto pelos equipamentos ILT, os clientes são atendidos por funcionários capacitados e recebem orientações sobre transações financeiras, fazem consultas e esclarecem dúvidas."

Lina Sales Moreira é superintendente de Tecnologia da Informação do BNB e participou da visita, para entender melhor como funciona o espaço. “Todos os bancos estão em processo de transformação digital e os bancos do Nordeste e Banpará guardam algumas similaridades. Essa aproximação nos permite estudar em detalhes o projeto do Banpará Digital e ver de que forma podemos aplicar esse novo conceito para melhor atendermos nossos clientes nos vários estados do Brasil onde estamos presentes, visto que o meio digital nos permite isso. O Espaço Digital do Banpará veio para mostrar que é possível trazer até os clientes mais resistentes às novas ferramentas tecnológicas para o ambiente virtual, provando que elas vieram para facilitar suas vidas. É um conceito que certamente servirá de exemplo para as demais instituições.”

Jennifer Brito de Oliveira, responsável pelos canais digitais e estratégias do Bradesco, destacou que o Banpará trouxe para o setor uma iniciativa digital inovadora. “Primeiramente eu gostaria de parabenizar o Banpará pela ideia e execução de um espaço como este. Enquanto nós, do Bradesco, estamos em fase de estudos, o Banpará já oferece aos seus clientes o que há de mais inovador no que diz respeito a serviços bancários. A nossa pretensão é entregar o espaço digital do Bradesco em 2018 e por isso procuramos o Banpará, para entender melhor as funcionalidades desse ambiente digital”, explicou Jennifer.

Atualmente o Banpará está presente em 96 municípios paraenses com 112 agências, apresentando um crescimento que vai na contramão do atual cenário econômico do País e do desempenho de outras instituições financeiras. Ainda para este mês está programada a visita de uma equipe da Caixa Econômica Federal, que dará continuidade ao benchmarking do Banpará Digital.