Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPERAÇÃO

Etapa JEPs do Salgado encerra com campeões dentro e fora de quadra

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/06/2017 00h00

O encerramento de mais uma etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), neste final de semana, em Maracanã, além da entrega de troféus foi também de reconhecimento de campeões, dentro e fora de quadra.

A cidade sede do evento, que reuniu alunos-atletas de oito municípios da região, ficou com cinco das sete vagas colocadas em disputa no masculino e feminino A (alunos de 12 a 14 anos) e B (Alunos entre 14 e 17 anos): voleibol A, basquetebol A, handebol A e B e Futsal A .

Salinopólis levou a vaga do futsal feminino A e Augusto Corrêa classificou a equipe B de futsal masculino em  uma partida contra dos donos da casa, que acabou em 2x1 e com atletas que não contiveram o choro ao apito final do árbitro. Evânio Santos, 16 anos, foi um deles. “É uma emoção muito grande, pois é minha primeira competição nos jogos e a gente não queria voltar para casa sem nenhum resultado positivo”, disse o menino, erguendo, orgulhoso, a bandeira da escola e o troféu.

Campeões da vida. Com o fim do último jogo, o momento foi de arrumar as malas e pegar a estrada de volta para casa para cerca de 400 meninos e meninas que, além de disputar um campeonato, também levam na bagagem mais que troféus de metal.

É o caso da família Nunes, que há três gerações é voluntária da equipe do município de Bonito, em quase duas dezenas de competições dos JEPs, que chega este ano a sua 59ª edição. A avó Gercina participou pela primeira vez dos Jogos acompanhando o neto Jefferson Leão e desde então se tornou responsável pela delegação, composta por meninos e meninas de 12 a 17 anos.

Hoje, o neto, Jefferson - que já foi campeão regional nas modalidades de futsal e xadrez nos jogos - é professor de Educação Física e treinador da equipe de futsal. Nos últimos oito anos, a mãe dele, Gecicléia Nunes, também passou a integrar a equipe, como responsável pelo preparo das refeições. “Minha avó e minha mãe são lavradoras, pessoas simples, mas muito conscientes do papel transformador da educação e do esporte na vida das crianças do interior, que não tem nenhuma oportunidade se não for através dos estudos. Eu cresci vendo a dedicação delas e hoje continuo acompanhando os estudantes. Hoje levamos para a casa um vice-campeonato de futsal, mas nosso trabalho vai muito além. São muitas lições de vida de disciplina, solidariedade, amor, espírito esportivo e respeito ao outro”, disse o professor.

A avó Gercina, 72, que não tem vergonha de se declarar analfabeta, tem disposição de sobra para colaborar com o incentivo à educação e o interesse pelo esporte das crianças do seu município. Ela espera estar em muitas outras competições nos próximos anos. “É uma responsabilidade muito boa que tenho com esses meninos, muitos pais até dizem que só deixam seus filhos virem se for com a nossa família”, disse.

Os JEPs são uma realização do governo do Estado por meio do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação. O coordenador da Regional do Salgado, Albino Pacheco fez uma avaliação positiva de mais essa etapa concluída. “O nível dos atletas foi muito bom. Todas as partidas foram muito disputadas. As fases regionais continuam semana que vem, com os jogos do sudeste do Pará, que serão realizados de 21 a 25 deste mês em Marabá, onde o nível técnico dos competidores é muito elevado”, destacou.