Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Emater capacita produtores de cacau de Almeirim no Baixo Amazonas

O curso foi dividido em duas partes: a teoria foi realizada no distrito de Monte Dourado e, a prática, na comunidade do Pimental

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
21/02/2020 11h03

Produtores de cacau nativo da comunidade Pimental, no município de Almeirim, no Baixo Amazonas, receberam capacitação sobre tecnologias para o cultivo e manejo do fruto. O plantio da cultura da cacauicultura tem grande potencial, já que a região reúne solos férteis e clima favorável para o cultivo. A capacitação foi realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a Cooperativa dos Produtores Extrativistas de Madeiras do Município de Almeirim e Região (Coopmar) e a Fundação Jari. 

O curso foi ministrado por Sidevaldo Santana, técnico em agropecuária da Emater do município de Medicilândia, maior produtor de cacau do Estado e um dos maiores do Brasil. “No curso, falamos dos sistemas de cacau cabruca, nativo e solteiro. O mais legal é que foi uma demanda dos produtores que nos procuraram, ou seja, isso demonstra confiança no trabalho realizado pela Emater”, explicou Santana. 

Os produtores visitaram uma área de produção e conheceram as características e profundidade do soloO potencial da região se dá em função dos consórcios que foram formados naturalmente pelas castanheiras e pelos cacaueiros nativos, onde predominam plantas de bom estágio fitossanitário e com baixo nível de exploração comercial. “A meta agora é formalizar novas parcerias, além da já existente com a Coopmar, para buscar novos investimentos públicos e privados para cultivar e manejar na região cerca de 1.200 hectares do consórcio, beneficiando cerca de 40 famílias da comunidade Pimental”, comenta o também técnico em agropecuária, Elinaldo Silva, coordenador do escritório local de Almeirim. 

O curso foi dividido em teoria e prática: a primeira foi realizada no distrito de Monte Dourado e, a segunda, na comunidade do Pimental. Os assuntos abordados foram: origem do cacau, botânica, as variedades do fruto, formação da lavoura (preparo de área) e métodos de implantação e produção de mudas. 

O segundo módulo do curso ocorrerá no 2° semestreNa parte prática, os produtores tiveram a oportunidade de visitar, no município, uma área de produção, características de solos, sondagem de textura e profundidade do solo. No local, teve também a demonstração de abertura de covas e plantio de mudas seminais, além de esclarecimentos sobre o processo de plantio pelo método de enxertia. 

No segundo semestre, a Emater dará continuidade ao curso, com a aplicação do segundo módulo: doenças e pragas e beneficiamento de produção. A ideia é levar os produtores do município até Medicilândia, para visitar plantios e fábricas de chocolate.