Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governador entrega 400 unidades do Minha Casa Minha Vida em Xinguara

Esta é a quinta etapa de seleção e assinaturas de contratos de moradia no residencial que contou com 1500 inscritos.

Por Jackie Carrera (SECOM)
13/02/2020 16h20

Helder Barbalho entrega 400 casas e realiza o sonho de milhares de pessoas no sul do estado.

A história de luta por uma moradia digna para muitas famílias de Xinguara foi, finalmente, recompensada. Nesta quinta feira (13) houve o ato de entrega de 400 unidades do conjunto habitacional 'Jardim Tropical' I, II, III,IV para pessoas de baixa renda.

A cerimônia foi presidida pelo governador Helder Barbalho que, ao lado do prefeito do Município, Osvaldinho Assunção, e de representantes da Caixa Econômica Federal e autoridades locais, descerrou a placa de inauguração do residencial e entregou as chaves aos proprietários.

Cada unidade é avaliada em torno de 60 mil reais, podendo ser paga parceladamente, por até dez anos, em valores que variam de 80 a 200 reais.

"Chorei muito quando meu nome saiu no sorteio. O meu maior medo era morrer e deixar meus filhos sem lugar pra morar. Esse ano é só felicidade. Vai ser tudo novo. Agora, tenho endereço fixo", disse a diarista, Maria Paixão, moradora de Xinguara, no sul do Estado, que sempre viveu de aluguel e foi uma das contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

"Eu não tinha condições de ter a minha própria casa. Só sou eu e os meus filhos, e a gente passa necessidade, porque tem dia que não rende muito trabalho e mesmo assim tem conta pra pagar", disse a diarista e mãe de 4 filhos, dois morando com ela.

Seu Cícero que mora numa casa de madeira em condições precárias, e em frente a um córrego que alaga em período chuvoso, parecia não acreditar que agora vai morar num lugar digno.

Cicero da Silva

"Aqui é tudo muito lindo. Quando entrei pra visitar pela primeira vez, fiquei até meio sem jeito", disse o aposentado que trabalhou a vida inteira como pedreiro, e pretende se mudar semana que vem.

Depois de receber as chaves, dona Josefa Aguiar pretende se mudar logo com toda a família que mora de favor num sítio no assentamento 'Projeto Casulo', que fica na zona rural do município. "O importante é que a casa é nossa. A gente quer trabalhar agora pra fazer o muro e mais um quarto, porque a caixa disse que a gente pode ampliar se quiser", disse Josefa.

Josefá dos Santos e Maria do Santos.

Helder enfatizou a felicidade de poder entregar as chaves das unidades aos beneficiados. Ele lembrou que ainda quando era Ministro da Integração conseguiu articular com o governo federal que o Programa Minha Casa Minha Vida fosse implantado pela primeira vez na cidade de Xinguara.

Final feliz com moradia digna para as famílias de Xinguara.

"A partir deste programa nós estamos aqui resgatando uma dívida com essas famílias a ter uma casa que pode ser chamada de sua. É um novo tempo na vida de cada um de vocês que moravam de aluguel, alguns de favor, e até em condições desumanas. Podem contar com o nosso governo, que possamos cada vez mais avançar pra fazer com que esse Pará querido seja um Estado que todos nós sonhamos", disse o governador do Pará.