Operação conjunta combate poluição sonora em Belém
Ação reforça alerta contra níveis elevados de barulho na época de pré-carnaval.
Poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais dos grandes centros urbanos.
A Polícia Civil, por meio das Divisões Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa); e de Polícia Administrativa (DPA); o Batalhão Ambiental da Polícia Militar; a Guarda Municipal e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) participaram de uma operação de combate à poluição sonora na capital paraense na madrugada desta segunda-feira (10).
De acordo com o titular da Demapa, Waldir Freire, a fiscalização ocorreu nos bairros da Pedreira e da Marambaia, após denúncias de moradores.
“Conseguimos apreender um veículo que estava com som mais elevado e também a intimação de um dono de bar, na Pedreira. Nós também fizemos uma operação em um posto de combustível, na Marambaia, onde se também aprendeu um outro veículo”, afirmou o delegado Waldir Freire. Os veículos foram encaminhados para o Centro de Perícias Renato Chaves para serem submetidos a exames e depois colocados à disposição da justiça quanto à liberação.
No período de pré-carnaval aumentam os números de denúncias sobre crimes ambientais, incluindo a poluição sonora. Na noite deste domingo, a operação já estava planejada devido aos excessos promovidos pela ingestão alcoólica sobretudo após o clássico jogo de Remo e Paysandu que movimentou a cidade. “A situação é bem diferente nessa época de carnaval porque o pessoal extrapola o nível sonoro além da bebida, ocorrem essas circunstâncias negativas para a coletividade”, finalizou Waldir Freire.