Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Terminal Hidroviário de Faro é entregue pelo Estado e vai beneficiar 12 mil moradores

Nova estrutura passa a oferecer viagens para diversos municípios da região e do estado do Amazonas

Por Bruno Magno (SEOP)
07/02/2020 16h00

Moradores e autoridades participaram da cerimônia em FaroEm meio a uma grande festa, o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Faro, no Baixo Amazonas, foi entregue, na manhã desta sexta-feira (7), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). O novo equipamento, o segundo entregue na região, vai beneficiar 12 mil moradores da cidade e deve atender mais de 2 mil usuários por mês. A obra foi orçada em R$ 4.694.222,99, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.

A cerimônia de entrega contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho; do presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly; da prefeita de Faro, Jady Viana; da primeira-dama, Daniela Barbalho; do deputado estadual Júnior Hage e dos deputados federais José Priante e Júnior Ferrari, além de autoridades locais.

“Estamos muito satisfeitos em poder entregar essa obra para Faro, a última cidade do Pará, que faz fronteira com o Amazonas. Fizemos um investimento de mais de R$ 4,6 milhões, que vai permitir aos usuários que utilizam nossos rios como ruas, que possam ter um local adequado para viajar com segurança e conforto, dando mais respeito às pessoas. Além disso, o terminal também vai possibilitar a chegada da produção na cidade e desenvolver o turismo local” - Helder Barbalho.

Durante o discurso, Helder Barbalho também ressaltou que o governo vai realizar a pavimentação de 13 ruas do município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop), além de nova tubulação de água e escola estadual.

Localizado às margens do Rio Nhamundá, o terminal hidroviário de Faro tem 266,80 m² de área na obra civil, o que compreende terminal de cargas, carrinhos para bagagens, cadeiras confortáveis, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisão, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, além cumprir com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O local também ganhou sinalização interna e paisagismo na área externa.

Estrutura recebeu obras civis e naval, entre elas, uma rampa de 42 metros para acesso ao flutuante metálico cobertoJá a obra naval compreende duas rampas metálicas cobertas de 25 metros cada; duas rampas de 30 metros cada; uma rampa de 42 metros para acesso ao flutuante metálico coberto; além de sistemas de amarração e fundeio para embarcações.

O Terminal Hidroviário de Faro passa a oferecer viagens para diversos municípios da região e do estado do Amazonas, e será administrado pela prefeitura municipal. A expectativa é que possa atender cerca de 2.300 passageiros por mês. A obra gerou 50 empregos diretos e 20 indiretos.

“Hoje, estamos inaugurando em Faro a segunda obra do nosso governo e ainda temos outros cinco terminais no Baixo Amazonas para inaugurar, então isso é motivo de orgulho para o governo do Estado. Essa obra vai trazer conforto, qualidade e segurança, além de melhorar a autoestima dos moradores da cidade” - Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

O deputado estadual Júnior Hage, que estava presente na cerimônia, lembrou que os projetos dos terminais hidroviários do Baixo Amazonas foram pensados em 2011, mas que nunca tinham sido executados. “Nove anos depois, estamos entregando essa obra tão importante para o município. Quero parabenizar o governo do Estado porque em 2019 foram retomadas essas obras, tanto que o governador já entregou o terminal de Terra Santa, hoje entrega o de Faro e amanhã o de Prainha”, listou.

Prefeita de Faro, Jady Viana, destacou que a cidade agora vai poder receber com dignidade seus visitantesPara a prefeita de Faro, Jady Viana, o novo terminal hidroviário vai dar mais dignidade aos usuários que dependem do modal hidroviário. “Vamos receber melhor os visitantes que vem conhecer as atrações turísticas da nossa cidade, como praias, igarapés e trilhas pela mata. Era uma obra muito esperada pela nossa população que depende do rio para se deslocar até outros municípios”, disse a prefeita, lembrando que antes do terminal os usuários dependiam de um flutuante para fazer o embarque e desembarque, e tinham que colocar os pés na lama e areia para chegar até a orla.

Dignidade

Entrega do terminal foi celebrada pelo morador Arnaldo VianaA entrega do terminal também foi motivo de festa para Arnaldo Viana, 50, que trabalha como barqueiro no município. “Vai melhorar muito porque desde 2002 os passageiros desciam em um flutuante improvisado no sol, na chuva, pisavam na areia, e agora vão ter um lugar mais confortável para fazer as viagens”, comemora ele, que nasceu na cidade.

Faro – O município tem 252 anos, possui aproximadamente 12 mil habitantes e tem como principais atividades econômicas a agropecuária, comércio e turismo.

Integração – O primeiro terminal hidroviário entregue pelo governo do Estado na região do Baixo Amazonas foi o de Terra Santa, em junho do ano passado. O espaço recebe mais de 340 passageiros por dia e movimenta a economia local, já que foram criados 14 empregos diretos, e dezenas de indiretos ao redor do espaço.

O terminal hidroviário de Prainha, também no Baixo Amazonas, será entregue neste sábado (8), elevando para três o número de equipamentos na região. Em breve, o governo do Estado também deve inaugurar os terminais hidroviários de Almeirim, Curuá, Santana do Tapará e Santarém, além de Óbidos, que passa por reforma.