Arcon oferece curso de Libras para capacitar servidores no atendimento às pessoas com deficiência
A aula inaugural do curso de Libras foi ministrada pelo intérprete Antônio Junior Lopes professor de Libras pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na tarde de quinta-feira, 06, no auditório da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa). Os servidores receberam informações sobre o contexto histórico e a importância da linguagem de sinais para promover a inclusão social e melhorar o atendimento às pessoas com deficiência.
Os servidores participaram de momentos de interação, com exercícios relacionados à saúde ocupacional, expressão facial e corporal, e tiveram o primeiro contato com o alfabeto em Libras iniciando a comunicação com os sinais. “O primeiro passo para aprender a linguagem de sinais é o olhar sensível, o olhar em que você se coloca no lugar do outro antes de iniciar a comunicação em Libras, por isso estimulamos na primeira aula a dinâmica com expressões faciais além de ensinar o alfabeto na língua de sinais”, explica Antônio Júnior.
O clima foi de animação contagiante, como detalha a coordenadora do setor de atendimento da Arcon, Claudia Silva, “A dinâmica do curso promoveu entusiasmo aos participantes.Estamos na expectativa de eliminar a grande dificuldade de comunicação que existe hoje com as pessoas com deficiência, visto que a nossa demanda é grande em busca de informações quanto as carteiras da gratuidade”, esclarece Claudia.
O atendente do posto de Ouvidoria da Arcon-Pa, Luiz Henrique Lemos lotado no Terminal Hidroviário de Belém está entusiasmado com o curso. Segundo ele, cerca de 20% dos usuários que buscam atendimento são portadores de deficiência auditiva, por isso esta iniciativa vai facilitar nossa rotina de trabalho. “Espero eliminar a barreira de comunicação hoje enfrentada com as pessoas com deficiência que buscam informações e oferecer maior qualidade, melhorando o atendimento às pessoas com deficiência”, comenta Luiz Henrique.
O gerente da Ouvidoria da Arcon, Edmilson Souza que incentivou a realização do curso de Libras explica que como órgão regulador, e responsável pela emissão da carteira da gratuidade, o curso de Libras é fundamental para garantir o atendimento aos usuários. “O curso vai preparar o nosso quadro de servidores para oferecer um atendimento acessível a todos promovendo a inclusão social”, finaliza Edmilson.
O curso de Libras será realizado às quintas-feiras durante três meses, com emissão de certificado aos servidores que participarem regularmente das aulas.