Câmara Técnica vai operar o Programa Nacional de Crédito Fundiário no Pará
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) aprovou a criação de uma Câmara Técnica para acompanhar as ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Pará (PNCF), que possibilita aos trabalhadores comprar e estruturar imóveis rurais por meio de financiamento. Com a criação da Câmara, a expectativa é que o programa ganhe corpo no Estado.
A reunião do Conselho ocorreu nesta quarta-feira (21), na sede de Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em Belém e foi presidida pelo secretário Giovanni Queiroz. Durante a reunião, os conselheiros também homologaram o credenciamento de 17 instituições prestadoras de serviços de assistência técnica e extensão rural para elaboração de projetos para produtores familiares.
Também foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará e a Prefeitura de Breves. Com o termo, a Emater passará dar apoio às ações da administração municipal voltadas para a assistência técnica das famílias de produtores rurais. Este é o primeiro termo de cooperação assinado com um município, mas a intenção da Emater é firmar novas parcerias com as administrações municipais.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, explicou que o esforço atual da Sedap vem sendo no sentido de modernizar e equipar a Emater. “Nós apresentamos um plano de investimentos ao governador. O governador aprovou a nossa ideia e agora estamos trabalhando para fortalecer a Emater como nosso braço operacional”, afirmou o secretário.
No final da reunião, os conselheiros também tiveram a oportunidade de conhecer a máquina de processamento de açaí desenvolvida por técnicos da Emater-Pará e pela iniciativa privada. O novo equipamento permite a produção de açaí de melhor qualidade e com mais sabor.