Obras na PA-150 já beneficiam quatro municípios do sudeste paraense

Serviços estão sendo executados em frentes de trabalho em Marabá, Nova Ipixuna, Jacundá e Goianésia do Pará

04/02/2020 08h43 - Atualizada em 04/02/2020 10h04
Por Kátia Aguiar (SETRAN)

Operários fazem roçagem, tapa-buracos, limpeza da drenagem e recuperação de erosãoA Secretaria de Transportes do Estado (Setran) executa, atualmente, serviços em frentes de trabalho ao longo das cidades de Marabá, Nova Ipixuna, Jacundá e Goianésia do Pará, no sudeste paraense. A obra de recuperação da PA-150 é um dos grandes investimentos do Estado para o transporte viário. Ao todo, a via tem mais de 320 quilômetros e liga a região metropolitana de Belém ao sudeste e sul do Pará. A conclusão dos trabalhos de reconstrução está prevista para ser concluída até abril de 2020.

Atualmente, no distrito de Morada Nova (pertencente a Marabá) são realizadas obras de aplicação da capa asfáltica no trecho. Entre Nova Ipixuna e Jacundá, a Setran está com frente de serviços de tapa-buracos na via, e entre Jacundá e Goianésia, estão sendo executadas obras de tapa-buracos, limpeza da drenagem superficial e recuperação de erosão.

Capa asfáltica é aplicada no distrito de Morada NovaPor conta do atual período chuvoso, a Secretaria de Transportes está com frentes de trabalhos reduzidos para não comprometer a qualidade do serviço. Todas as ações estão sendo executadas com rigoroso controle de qualidade, que envolve testes, desde as operações de construção de base, sub-base até a aplicação do pavimento.

Ao todo, serão reconstruídos 65 quilômetros da PA-150, além de serviços de manutenção e tapa-buracos nos outros 99 quilômetros da via. A estrada, que é de grande importância para o Pará, já que liga a região metropolitana de Belém a diversas localidades, sempre apresentou grandes problemas com o desgaste prematuro de seu pavimento por causa do grande fluxo de veículos que passam pela estrada, principalmente, caminhões que escoam a produção.