Hospital Oncológico Infantil recebe certificação por atendimento humanizado
A segurança do paciente e a garantia do atendimento humanizado garantiram ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo a certificação como Hospital Acreditado ONA 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação. Autoridades, diretores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e funcionários se reuniram no hall da unidade hospitalar nesta quarta-feira, 21, para acompanhar a cerimônia de entrega do certificado. É mais um hospital público do Pará que alcança o reconhecimento pelos bons serviços prestados à sociedade.
A certificação como Hospital Acreditado ONA 1 vem em tempo recorde, apenas dez meses após a implantação do programa de qualidade da unidade. A gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do hospital, Viviane Lesses, explicou que desde que o Oncológico Infantil iniciou as atividades, em dezembro de 2015, buscou-se o reconhecimento baseado na segurança do paciente. “Esse certificado atesta padrões de qualidade de um serviço. Foi o que buscamos para oferecer o melhor atendimento ao nosso paciente”, frisou.
A cerimônia de entrega do certificado teve apresentação de alunos do Programa Prosseguir, que permite às crianças em tratamento no hospital a manutenção do ensino formal. As crianças cantaram a música “Trem-Bala”, da compositora paranaense Ana Vilela, e emocionaram os presentes. O gerente de Relações Institucionais da ONA, Péricles Góes da Cruz, disse que essa disposição, mesmo diante das adversidades da luta contra o câncer, mostra um dos diferenciais do Hospital Oncológico Infantil: o fator humano, forte entre os colaboradores e corpo técnico.
“A conquista da ONA 1 é fruto desse engajamento de vocês no trabalho para oferecer um atendimento que se difere da maioria dos hospitais do Brasil. Agora o desafio é manter essa qualidade e segurança oferecidas a essas crianças e, sobretudo, às famílias delas, que também são atendidas com acolhimento e muita humanidade”, disse Péricles Góes, informando que a ONA é a terceira maior certificadora de qualidade hospitalar do mundo, reconhecida internacionalmente.
Compromisso
Para a diretora geral do Hospital Oncológico Infantil, Alba Muniz, mais que um certificado, a ONA 1 é o compromisso que todo o corpo de funcionários assume com a população que busca os serviços gratuitos da unidade. Segundo ela, desde o início do funcionamento das atividades, em 2015, o hospital registrou 399 novos casos de câncer no público atendido, que vai de zero a 19 anos. Atualmente, 650 pacientes estão cadastrados, recebendo assistência em todas as etapas do atendimento oncológico. “Hoje nossos pacientes confiam em nós. Eles sorriem mesmo lutando contra uma doença. Precisamos manter essa confiança que conquistamos”, afirmou.
O Hospital Oncológico Infantil é o quarto hospital público do Norte do Brasil a ser certificado como ONA 1. Os outros três também são gerenciados pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); dois deles, os Regionais do Baixo Amazonas, em Santarém, e da Transamazônica, em Altamira, alcançaram a ONA 3 – Acreditado com Excelência. “O reconhecimento é fruto de um árduo trabalho em busca da humanização, qualidade dos processos e assistência global dentro das unidades que gerenciamos. E, claro, devemos reconhecer o apoio do governo do Estado, fundamental para essas conquistas”, asseverou o diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak.
Para a secretária adjunta de Gestão Administrativa da Sespa, Maria do Céu Guimarães, a certificação alcançada pelo Oncológico Infantil mostra que o Estado conseguiu conquistar o reconhecimento pelo atendimento de qualidade em mais uma unidade pública. “Isso desconstrói a ideia de que os hospitais públicos nunca chegam à excelência. E essa qualidade só se alcança com recursos humanos engajados e focados no trabalho. Aqui temos a prova de que é possível mudar posturas e criar uma cultura de atendimento humanizado, tão importante para o sucesso do tratamento oncológico infantil”, destacou.
Em menos de dois anos, o Hospital Oncológico Infantil – que faz por mês cerca de 550 consultas, 2,5 mil sessões de quimioterapia e a média de 110 internações – aumentou em cinco vezes o número de leitos para o tratamento do câncer voltado a esse público no Estado, zerando a fila do serviço. Dos 89 leitos disponíveis, dez são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O pronto-socorro funciona 24 horas e faz cerca de 20 atendimentos por dia. Entre janeiro de 2016 a abril de 2017, o hospital fez 7,9 mil consultas ambulatoriais, 35 mil infusões quimioterápicas, 644 cirurgias, 188 mil serviços de diagnóstico e tratamento e 180 mil exames de análises clínicas.