Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANO LETIVO

Volta às aulas na rede pública estadual tem acolhida e incentivo à aprendizagem

Escolas preparam programações especiais para receber professores, alunos e seus familiares, em um ambiente que valoriza a educação

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
03/02/2020 17h20

As boas-vindas na rede pública estadual reuniu alunos, educadores e familiaresA volta às aulas nesta segunda-feira (3 de fevereiro) foi marcada pela acolhida aos estudantes da rede pública de ensino do Pará. O dia também foi destinado à apresentação do calendário letivo e diálogo com os familiares. Na Escola Estadual de Ensino Médio e Tecnológico do Pará Dr. Celso Malcher, no bairro do Guamá, em Belém, pais e alunos se concentraram no auditório para ouvir explicações, normas e regras sobre os novos cursos técnicos oferecidos pela unidade.

Pela primeira vez, o ano letivo na rede pública estadual de ensino iniciou unificado em todas as escolas. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estabeleceu, entre as metas para 2020, a elevação dos indicadores educacionais, o monitoramento da aprendizagem e a estruturação da rede física.

A alegria de alunos, professores e pais na volta às aulasNo bairro da Terra Firme, a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle recebeu alunos e pais com café da manhã. Segundo a diretora Benedita Ferreira, a escola estruturou o Projeto Político Pedagógico, ajustou o calendário escolar com o Conselho de Classe, além das avaliações e projetos, para oferecer o melhor ensino aos alunos.

Cíntia Cardoso acompanhou as filhas Caroline e Cecília no retorno à Escola Brigadeiro FontenelleCíntia Cardoso acompanhou as filhas Caroline e Cecília no retorno à escola. “Sempre acompanho meus filhos na trajetória estudantil. Isso é dever dos pais, interagir com os professores e a direção”, enfatizou Cíntia.

Leitura e balé - Com 700 alunos, a Escola Ulysses Guimarães organizou uma programação de acolhimento aos estudantes, com apresentação dos professores, da equipe administrativa e de novos espaços criados recentemente. Entre eles, o Cantinho da Leitura e uma praça com projeto de arborização. Ao final da acolhida, houve apresentação do espetáculo de balé “O Quebra-Nozes” – obra do compositor russo Piotr Tchaikovski -, que tem entre as bailarinas uma ex-aluna da escola.

Adolescentes iniciam o ano letivo unificado em todas as escolas da rede estadualNa Escola Estadual General Gurjão, no bairro da Cidade Velha, pais e alunos foram recebidos com música e mensagens motivacionais. A unidade é referência em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e preparou uma programação específica para alunos com deficiência. Com ênfase na leitura, escrita, interpretação e transversalidade, a Escola atende alunos da escola e também do entorno do bairro. “Meus filhos são atendidos há algum tempo, e sempre gostei dos professores e funcionários, que são muito atenciosos”, afirmou Maria do Carmo Ribeiro. Todos ouviram atentamente a apresentação do planejamento, da equipe docente e as metas para o ano letivo.Maria do Carmo Ribeiro acompanhou a filha no retorno às aulas na Escola General Gurjão

A volta às aulas na Escola Estadual Benjamin Constant, bairro da Campina, também foi em clima de festa. Os alunos foram recepcionados por diretores e professores no portão de entrada. Cada um recebeu de brinde um lápis e uma frase de incentivo aos estudos. Este ano, a equipe vai desenvolver o Projeto “Valores para toda a vida”, destinado a incentivar os valores humanos no ambiente escolar. Isabelle Siqueira é aluna da “Benjamin Constant” desde 2015, e este ano iniciou o ensino médio. O momento, para ela, é de priorizar os estudos e pensar no futuro. “Tenho um carinho enorme pela escola porque aqui me sinto acolhida. É com esse sentimento que inicio as aulas, focada para a minha preparação pro Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, declarou a aluna.