Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARQUITETÔNICO

Seplad apresenta projeto do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista

Local será implantado pelo governo do Estado no bairro da Batista Campos, em Belém

Por Luana Taveira (COSANPA)
03/02/2020 10h26

Projeto arquitetônico foi elaborado por arquitetas da SepladFoi apresentado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) o projeto arquitetônico do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que será implantado pelo governo do Estado, no prédio vinculado a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), órgão gestor do local, no bairro de Batista Campos, em Belém.

O projeto foi elaborado pelas arquitetas Monica Piedade e Alliny Assef, da Seplad, após um estudo realizado junto ao grupo de trabalho do Cetea, que é conduzido por servidores do Estado e apoiadoras da causa. “Visamos o aproveitamento máximo da estrutura do prédio existente em consonância ao programa de necessidades do referido Centro, para que os custos não fossem elevados e houvesse maior celeridade para andamento da obra”, declarou Mônica Piedade, arquiteta responsável.

O Centro será referência no Pará, sendo modelo de atuação para outros municípios que poderão oferecer atendimento especializado e responsável a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Grupo de trabalho do CeteaA titular da Seplad e coordenadora do grupo de trabalho, Hana Ghassan, acompanha o andamento da obra e falou sobre as primeiras impressões do que já foi apresentado.

“O projeto está maravilhoso, dentro das nossas perspectivas e do atendimento que deve ser oferecido aos familiares e portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse investimento é de grande valia para o Estado, além de servir também como exemplo para os municípios, que, ao implantarem o projeto, vão trazer mais dignidade aos que tanto precisam desses serviços”, enfatizou Ghassan.

O Centro, que objetiva o acolhimento, formação e atendimento digno, inclusivo e responsável vai oferecer as especialidades de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e pedagogia, com a colaboração das universidades parceiras na formação e disseminação de conhecimentos referentes ao TEA.