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Seaster capacita trabalhadores das agências municipais do Sine   

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
01/02/2020 10h35

Por conta das novas atualizações do Sistema Nacional de Emprego, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com o Ministério da Economia, realizou, na sexta-feira (31), um treinamento para os atendentes das agências do Sine de 17 municípios, na sede da secretaria, no bairro de Nazaré, em Belém.

Entre os diversos assuntos abordados durante a capacitação, os técnicos municipais puderam aprender sobre atalhos, dicas, métodos de segurança sobre a operação do sistema, além de um aperfeiçoamento sobre os procedimentos para cadastro de recursos de Seguro Desemprego.

“Há muito tempo esses atendentes dos postos estão com a necessidade de fazer esse treinamento e hoje a demanda do Sine aumentou, uma vez que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego vai deixar de realizar alguns procedimentos, transferindo todas essas demandas para os postos do SINE”, explica a coordenadora de Seguro Desemprego da Seaster, Ana Patrícia Ramos.

Dessa maneira, a população dos interiores e da zona rural não precisarão viajar até Belém para dar entrada ao Seguro Desemprego. “Nós conversamos com os prefeitos e explicamos a necessidade de enviarem esses técnicos à Belém para participarem do treinamento e também dialogamos com o Ministério da Economia a fim de solicitar um técnico para realizar essa capacitação, comenta.

Marco Magalhães, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, explica que os participantes da capacitação tiveram a oportunidade de aprender sobre o novo procedimento de cadastrar o recurso de Seguro Desemprego. "Este cadastro é uma nova atribuição do Sine, e partir desse treinamento os servidores estão capacitados para realizar o procedimento, contribuindo diretamente na vida dos trabalhadores, que na maioria das vezes precisavam se direcionar para a capital apenas para fazê-lo, gerando muita despesa e inúmeros contratempos", destacou.

Para Ranielli Ribeiro, técnica da agência do Sine em Canaã dos Carajás, no sudeste paraense é de suma importância a participação no treinamento, já que contribui para que o atendimento à população seja realizado da melhor maneira possível. “Para nós que trabalhamos diretamente com o Seguro Desemprego é muito importante estarmos aqui, uma vez que estamos nos atualizando sobre todas as regras vinculadas ao seguro. Nós estamos distantes da capital e hoje somos uma das principais agências do Sine da nossa região, estamos realizando atendimentos de trabalhadores de vários municípios vizinhos e por ter ciência dessa responsabilidade, nós queremos sempre estar fazendo o melhor, evitando que as demandas venham para Belém”, disse.

O Sistema Nacional de Emprego pode cadastrar o recurso de Seguro Desemprego e anexar a documentação no próprio sistema ou solicitar que o trabalhador faça por meio do aplicativo Sine Fácil, que posteriormente será analisado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.