Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Alunos do Estado auxiliam no recadastramento biométrico do TRE

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/06/2017 00h00

A adolescente de 16 anos Estephanny Rodrigues foi uma dos 200 estudantes de escolas públicas da capital paraense selecionados para estagiar no espaço implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) para realizar o cadastramento biométrico em Belém. Ela disputou uma vaga com milhares de alunos da rede estadual de ensino durante seleção realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).

A aluna, que faz o 2º ano regular do Ensino Médio e também o curso técnico em Secretariado na Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Anísio Teixeira, iniciou nesta sexta-feira, 23, seu estágio no novo posto do TRE-PA. Lotada no cadastramento e coleta biométrica, Estephanny inicia os trabalhos às 8h e permanece até às 12h e demonstra muita felicidade ao realizar a função. “Passei no estágio antes mesmo de chegar o momento de realizá-lo e quis participar para poder ter esse benefício de aprender mais, tanto para o meu currículo profissional, quanto para o pessoal, pois exijo muito de mim e quero fazer sempre o melhor”, contou.

Como esta será a primeira vez que terá uma renda, a adolescente contou o que pretende fazer com o valor que irá receber do Estado. “No futuro espero me formar em Direito, seguir na área criminal e com o dinheiro da bolsa vou usar uma parte para ajudar em casa e juntar para pagar o intercâmbio que pretendo fazer e terminar meu curso de inglês”, detalhou.

O pai da jovem, Washington Rodrigues, aproveitou a entrada da filha no estágio para realizar a coleta biométrica. “Estou sentindo um orgulho muito grande de ver ela aqui, não sei nem o que falar. O guichê que ela está atendendo é o 10, e é isso que ela é, 10. Isso tudo é reflexo da educação que demos a ela. Agradecemos muito essa oportunidade do Governo do Estado e espero que chegue também a outros jovens”, disse, bastante emocionado.

A desembargadora do TRE-Pará, Célia Regina de Lima Pinheiro, comemorou a parceria com o Governo do Pará. “A necessidade de darmos continuidade ao processo de recadastramento biométrico em Belém nos fez recorrer a parcerias, para que pudéssemos efetivamente cumprir a determinação do Tribunal Superior Eleitoral. E conseguimos, junto ao Governo do Pará, a viabilidade de termos esses 200 alunos e nós realizamos os treinamentos. Hoje, temos muita alegria e satisfação em reconhecer o trabalho que vem sendo feito por essa equipe de estudantes. São jovens interessados, cumpridores de seus deveres, atentos e têm contribuído de uma forma imprescindível para a realização desse trabalho”, agradeceu.

Os estudantes selecionados ficarão no estágio durante um ano e receberão, cada um, uma bolsa no valor de R$ 472,80, além de R$ 68,20 de auxílio-transporte para atuar durante quatro horas, de segunda a sexta-feira, em turno contrário ao da escola estadual onde estudam. A frequência escolar e o desempenho pedagógico foram dois dos critérios para a escolha dos contemplados.

O posto de coleta biométrica onde os estudantes atuam está localizado na Avenida Marechal Hermes, no Galpão 10 da Companhia Docas do Pará, próximo à Avenida Visconde de Souza Franco (Doca). O horário de atendimento é de 8h às 16h, e pode ser realizado em um dos 50 guichês disponíveis. A capacidade diária de atendimento é de 1,6 mil recadastramentos. A meta do TRE-Pará é alcançar 80% do eleitorado revisado antes do final de 2017. O eleitor que não realizar o procedimento terá o título cancelado.

Serviço: O Recadastramento Biométrico em Belém será realizado até o dia 23 de março de 2018. Verifique aqui a documentação necessária e os postos de atendimento.

Para garantir um atendimento de qualidade e organizado, o TRE-PA está oferecendo o atendimento agendado em oito de seus nove postos distribuídos pela capital. Desse modo, a fim de minimizar o número de faltas por esquecimento, o Tribunal informa que todas as segundas-feiras serão abertas novas vagas com no máximo 35 dias para frente.

Atendimento por ordem de chegada - Sem agendamento

Desde o último dia 21 de junho, no Galpão 10 da Companhia das Docas do Pará (avenida Marechal Hermes, s/n), inicialmente de 8h as 16h, está sendo feito atendimento por ordem de chegada, com distribuição diária de 1.440 senhas, sem a necessidade de agendamento.