Sectet capta demandas para cursos de qualificação em Rio Maria
Na última quinta-feira (22), representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realizaram em Rio Maria a oficina “Educação Profissional x Cadeia Produtiva: Demandas e Ofertas”, no intuito de captar as demandas de empresários, produtores e trabalhadores locais para cursos de qualificação ligados às cadeias produtivas estratégicas da região a serem realizadas por meio do Programa Pará Profissional.
O Pará Profissional foi instituído pelo Governo do Estado, por meio da Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, sob coordenação da Sectet, descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado. O Programa busca atender cidadãos de todas as regiões de integração do Pará, permitindo que, após os cursos, os egressos tenham maiores possibilidades de acesso ao emprego ou de criação do próprio negócio.
No evento, estiveram presentes, pela Sectet, a assessora técnica Sônia Mendes, e a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Rosenilda Freitas, além do prefeito de Rio Maria, Paulo Barros Dias; o assessor de diretoria do SENAI de Parauapebas, Rocha Filho; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Maria (ACIRM), Regina Queiroz; além de vereadores e secretários de municípios da região.
O prefeito de Rio Maria aproveitou para destacar o amplo potencial agrícola, pecuário e industrial presente na região. “Vamos fazer um trabalho em conjunto com o Governo do Estado para formar novos profissionais por meio desses cursos, dessa forma, vamos ampliar o emprego e a renda das famílias beneficiadas”, comemorou o prefeito que irá assinar um termo de adesão ao programa.
*Com informações da prefeitura de Rio Maria