Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REUNIÃO

Candidatos ao concurso da Polícia Militar são recebidos na Sead

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/06/2017 00h00

A secretária de Estado de Administração, Alice Viana, recebeu na última quinta-feira (21) uma comissão de representantes dos candidatos ao concurso para Oficiais e Praças da Polícia Militar que reivindicam a nomeação de excedentes, candidatos aprovados e não classificados no concurso.

Alice explicou que o concurso, que transcorre desde maio de 2016, oferta duas mil vagas para Curso de Formação de Praças - 160 para Curso de Formação de Oficiais e 34 para Curso de Adaptação de Oficiais. Segundo ela este quantitativo de vagas constitui o limite máximo que o Estado poderia suportar dentro da sua disponibilidade orçamentária e financeira. Inclusive com previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias, condição exigida para a concretização do aumento de despesas", disse.

De acordo com a titular da Sead, não foi prevista no Edital que rege o concurso nenhuma condição de aproveitamento de excedentes, e que isto não é algo que se possa prever considerando que se encontra em fase de realização. O resultado final está previsto para julho de 2017. "Pedimos a compreensão de todos. Sabemos da ansiedade natural de cada um, mas a análise para convocação de excedentes deve ser feita de forma responsável, obedecendo todos os preceitos legais e observando a capacidade econômica e financeira do Estado para arcar com aumento de despesas na folha de pagamento, que vem sendo paga com grande esforço num cenário de crise econômica onde muitos estados parcelam e atrasam salários."

E argumentou: "Além disso temos que levar em consideração o aumento do efetivo da segurança com os concursos do Corpo de Bombeiros, que já foi concluído, e o da Polícia Civil, que está em fase final. Com esse aumento de efetivo temos um impacto de cerca de 10 milhões de reais na folha de pagamento. Portanto, até o final do concurso poderemos nos posicionar quanto ao assunto", explicou.

No mesmo sentido, a Sead já reuniu com os candidatos excedentes do concurso público para delegado da Polícia Civil e na próxima semana serão atendidos os candidatos do mesmo concurso para os cargos de escrivão, papiloscopista e investigador.