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TODOS PELA VIDA

Violência no trânsito é alvo de campanha lançada no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/06/2017 00h00

Quem saiu pelas ruas de Belém nesta sexta-feira (23), viu cenas de acidentes impactantes envolvendo automóveis e motocicletas em diversos pontos da cidade. No cenário que descreve a vida real, os motivos e vítimas envolvidas nos acidentes, tudo contado através de placas. A ação fez parte do lançamento da campanha “Todos pela Vida. Faça sua Parte”, do Governo do Pará e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), numa parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e a Prefeitura de Belém.

O ponto central da campanha é chamar a atenção dos principais atores do trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. Um dos locais escolhidos foi a confluência das avenidas Almirante Barroso e Júlio César, onde um carro, parcialmente destruído alertava condutores sobre os perigos de misturar álcool e direção. Em São Brás, em frente ao mercado histórico, outro veículo acidentado lembrava que o condutor “bebeu e quase matou”, quando avançou o sinal vermelho em alta velocidade.

A campanha atingiu dez pontos de movimento da grande Belém. Além dos já citados, foram utilizados o Largo do Redondo, na avenida Nazaré; avenida Doca de Souza Franco com rua Boaventura; Praça do Relógio, no centro histórico; avenida Padre Eutíquio com Alcindo Cacela; Santuário de Fátima; avenida Duque de Caxias e avenida João Paulo II.
          
A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) convocou a imprensa às 10 horas, na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), para uma coletiva onde foram esclarecidos, por meio dos gestores do Detran, SeMob e Sespa do que se tratava a campanha. A coletiva contou também com a presença e o depoimento de vítimas de acidentes de trânsito.

É o caso do cabeleireiro e maquiador Haroldo dos Santos, 35 anos. Em 2014, ele voltava de uma festa com amigos quando aceitou uma carona. A condutora, além de alcoolizada, permitiu que sete pessoas ocupassem o veículo. No cruzamento das avenidas Doutor Freitas e João Paulo II, ela avançou o sinal e bateu no acostamento, capotando o veículo várias vezes. O acidente deixou o saldo de três mortos. Haroldo escapou, mas ficou desacordado após bater a cabeça e também teve estilhaços de vidro no braço. Passou um mês afastado do trabalho e da vida social, se recuperando fisicamente. Psicologicamente, admite que é mais difícil superar. "Hoje tomo mais cuidado para não andar com motorista alcoolizado e sem cinto de segurança. Foi uma tragédia que levou vidas e deixou marcas nos sobreviventes”, recorda.

A diretora geral do Detran, Andréa Hass, ressaltou que o órgão tem trabalhado para reduzir os acidentes de trânsito ao implementar projetos e ações educativas comprometidas com a prevenção e a transformação da conduta dos cidadãos, por meio da conscientização e dos valores ligados ao exercício de cidadania. “Partimos do princípio de que o trânsito é, antes de tudo, um espaço coletivo, formado por pessoas. É necessário que os indivíduos, através de suas atitudes particulares, transformem este espaço em uma convivência voltada para o bem comum. É um trabalho de parceria com toda a sociedade, na busca de um trânsito mais seguro e humano”, destacou.

O médico e assessor especial da Sespa, Hélio Franco, pontuou que o custo com internações relacionadas a acidentes de trânsito custa cerca de 200 milhões por ano ao Estado. "Em média 90% dos acidentes com motocicletas envolve pessoas jovens, de até 30 anos e isto é muito preocupante”, detalhou.

A superintendente de mobilidade urbana de Belém, Ana Paula Grossinho, falou da importância da ação para a redução dos acidentes na capital. "Sabemos que os números são altos e que por meio de campanhas como esta podemos conscientizar a todos para a construção de um trânsito seguro", observou.

A campanha lançada nesta sexta-feira é a quarta campanha institucional promovida este ano pelo governo do Estado e a primeira voltada exclusivamente para o trânsito. Além da exposição dos veículos acidentados e peças publicitárias explicativas com o mote da campanha, agentes de trânsito e de educação estiveram nos pontos escolhidos dando orientação e distribuindo panfletos e folders. A campanha segue até o mês de julho, época em que a movimentação nas rodovias e balneários é maior devido as férias escolares.