Moradores de Castanhal visitam obras do novo sistema de abastecimento de água

Estrutura recebeu um investimento de R$ 105 milhões e, após conclusão, vai melhorar a vida da população

17/01/2020 10h48 - Atualizada em 17/01/2020 11h23
Por Bianca Buenaño (COSANPA)

Uma comissão de moradores do bairro Bom Jesus foi recebida, esta semana, por representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) de Castanhal, para tratar sobre o abastecimento na área e o andamento da obra do novo sistema de abastecimento de água. O novo sistema tem um prazo de dois anos para conclusão.

O serviço no local está sendo feito de forma setorizada. No Jaderlândia, responsável pelo abastecimento do bairro Bom Jesus, o sistema será beneficiado com a captação de cinco poços profundos, adutora de água bruta, um reservatório apoiado de 5m³, elevatória de água tratada, implantação da Estação de tratamento de água.

Durante a conversa com os moradores, o gestor da Unidade da Cosanpa de Castanhal, Osvaldo Cubil, que recebeu a comissão de moradores, explicou que o sistema Jaderlândia foi deixado com dois poços desativados, prejudicando o abastecimento. Atualmente, a companhia está trabalhando na recuperação das duas estruturas.

“A conversa com os moradores foi muito positiva, eles conheceram melhor o nosso trabalho, e puderam ver que a Cosanpa está investindo na área do sistema Jaderlândia. Atualmente, estamos investindo muito nesse setor, para que o abastecimento melhore o quanto antes”, explicou Osvaldo Cubil, que é gestor da Unidade de Negócios Nordeste do órgão.

Os moradores saíram satisfeitos da reunião. “Tivemos uma conversa muito produtiva no escritório da Cosanpa em Castanhal. Fomos recebidos pelo gestor e pelos funcionários do local, que se mostraram disponíveis para solucionar os nossos problemas de abastecimento. Eles ouviram as nossas demandas e nós também vimos o trabalho deles para melhorar o abastecimento na nossa comunidade”, disse o líder comunitário do bairro Bom Jesus, Elizeu Franco.

Após a reunião, a comissão de moradores foi até o canteiro de obras do novo sistema de abastecimento, que recebeu um investimento de R$105 milhões e, após a sua conclusão, vai melhorar o fornecimento e a qualidade da água em Castanhal.

“No mesmo dia, fomos direcionados à obra, um engenheiro da Companhia nos recebeu, nos explicou tudo que está sendo feito para termos uma água de qualidade e em grande quantidade. Depois dessa visita, nós estamos esperançosos, não só os moradores do bairro Bom Jesus, como toda região do setor Jaderlândia”, acrescentou o líder comunitário.

A visita de moradores ao canteiro de obras tem sido muito importante para Companhia. “Quando as pessoas vão até a obra, elas podem constatar que a Cosanpa mudou e está trabalhando diariamente em melhorias para os habitantes de Castanhal”, avaliou Osvaldo Cubil.