Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BOM JESUS

Moradores de Castanhal visitam obras do novo sistema de abastecimento de água

Estrutura recebeu um investimento de R$ 105 milhões e, após conclusão, vai melhorar a vida da população

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
17/01/2020 10h48

Uma comissão de moradores do bairro Bom Jesus foi recebida, esta semana, por representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) de Castanhal, para tratar sobre o abastecimento na área e o andamento da obra do novo sistema de abastecimento de água. O novo sistema tem um prazo de dois anos para conclusão.

O serviço no local está sendo feito de forma setorizada. No Jaderlândia, responsável pelo abastecimento do bairro Bom Jesus, o sistema será beneficiado com a captação de cinco poços profundos, adutora de água bruta, um reservatório apoiado de 5m³, elevatória de água tratada, implantação da Estação de tratamento de água.

Durante a conversa com os moradores, o gestor da Unidade da Cosanpa de Castanhal, Osvaldo Cubil, que recebeu a comissão de moradores, explicou que o sistema Jaderlândia foi deixado com dois poços desativados, prejudicando o abastecimento. Atualmente, a companhia está trabalhando na recuperação das duas estruturas.

“A conversa com os moradores foi muito positiva, eles conheceram melhor o nosso trabalho, e puderam ver que a Cosanpa está investindo na área do sistema Jaderlândia. Atualmente, estamos investindo muito nesse setor, para que o abastecimento melhore o quanto antes”, explicou Osvaldo Cubil, que é gestor da Unidade de Negócios Nordeste do órgão.

Os moradores saíram satisfeitos da reunião. “Tivemos uma conversa muito produtiva no escritório da Cosanpa em Castanhal. Fomos recebidos pelo gestor e pelos funcionários do local, que se mostraram disponíveis para solucionar os nossos problemas de abastecimento. Eles ouviram as nossas demandas e nós também vimos o trabalho deles para melhorar o abastecimento na nossa comunidade”, disse o líder comunitário do bairro Bom Jesus, Elizeu Franco.

Após a reunião, a comissão de moradores foi até o canteiro de obras do novo sistema de abastecimento, que recebeu um investimento de R$105 milhões e, após a sua conclusão, vai melhorar o fornecimento e a qualidade da água em Castanhal.

“No mesmo dia, fomos direcionados à obra, um engenheiro da Companhia nos recebeu, nos explicou tudo que está sendo feito para termos uma água de qualidade e em grande quantidade. Depois dessa visita, nós estamos esperançosos, não só os moradores do bairro Bom Jesus, como toda região do setor Jaderlândia”, acrescentou o líder comunitário.

A visita de moradores ao canteiro de obras tem sido muito importante para Companhia. “Quando as pessoas vão até a obra, elas podem constatar que a Cosanpa mudou e está trabalhando diariamente em melhorias para os habitantes de Castanhal”, avaliou Osvaldo Cubil.