Jovens atendidos pelo TerPaz vão participar das transmissões do Parazão 2020
Na TV e no Portal Cultura, oito concluintes de oficinas oferecidas pela Funtelpa vão interagir com torcedores no quadro 'Cenas da Galera'
Um dos frutos do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo governo do Estado, chega à próxima edição do Campeonato Paraense de Futebol 2020. O quadro “Cenas da Galera” vai levar à TV e ao Portal Cultura – veículos da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) – jovens que participaram do Projeto Cenas de Paz em quatro territórios já beneficiados pelas ações do TerPaz. A Funtelpa realizou programações nos bairros da Cabanagem e Bengui (em Belém), Icuí-Guajará (em Ananindeua) e Nova União (em Marituba), e selecionou dois jovens de cada bairro para participação na transmissão ao vivo dos jogos do “Parazão 2020”. O projeto começa a ser concretizado pelos alunos do “Cenas de Paz” no próximo domingo (19), com a transmissão do primeiro jogo do campeonato, entre os clubes do Remo e Tapajós, a partir das 16 h.
O Projeto Cenas de Paz – que realizada oficinas de Criação Audiovisual, Corpo e Voz, Câmera, Edição, Rádio e Web - levou oito participantes à experiência de atuação em frente às câmeras, sob a orientação de Maicon Gomes e Vanessa Fortes, responsáveis pelas oficinas de Comunicação Integrada, oferecidas pela Funtelpa com o principal objetivo de recuperar, entre os participantes, a autoestima e o sentimento de cidadania.
Durante as transmissões ao vivo dos jogos, os jovens oriundos das oficinas vão interagir com os torcedores nas arquibancadas. Os selecionados para a primeira fase do “Cenas da Galera” são Mederiá Brandão e Rhuane Claudete, do bairro da Cabanagem; Júlio Silva e Layse Esther, do bairro do Icuí; Vitória Patrícia e Jhonny William, de Marituba, e Eduarda Vales e Daniel do Nascimento, do Bengui.
Transformação - Segundo a diretora de TV e do “Cenas de Paz”, Vanessa Vasconcelos, os selecionados " passaram por nossas oficinas de Comunicação Integrada, e vimos talentos sendo despertados. Agora vamos ampliar essa experiência, e eles poderão por em prática tudo o que aprenderam. Esse é mais um passo no ideal de transformação na vida dos jovens atendidos".
Vanessa Fortes, que acompanhará os jovens em campo, disse que os participantes “adoraram fazer os testes para o ‘Cenas da Galera’. Se divertiram muito, e também estão muito centrados para colocar em prática tudo o que aprenderam até agora. É um momento importante na vida e, futuramente, na carreira deles”.
O Projeto Cenas da Paz contabilizou em seu primeiro ano mais de 100 jovens atendidos, e a perspectiva para 2020 é, no período de março a maio, levar as oficinas aos bairros do Guamá, Jurunas e Terra Firme, que estão entre os mais populosos da capital paraense. Em cada um dos bairros serão oferecidas 40 vagas, beneficiando jovens na faixa etária de 14 a 20 anos. (Colaboração do Portal Cultura).