Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Atletas de ponta do triatlo nacional agitam Barcarena

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/06/2017 00h00

Neste domingo, 25, o município de Barcarena será palco do Amazônia Endurance, circuito criado há um ano para valorizar a prática do triatlo no Pará. Serão 200 triatletas de 19 estados brasileiros disputando 1,6 Km de natação, 50 Km de ciclismo e 12 Km de corrida.

Na manhã deste sábado, 24, foi realizado o congresso técnico da competição, no qual os atletas receberam as orientações para a prova e puderam trocar dicas para enfrentar o calor. O intercâmbio com os participantes locais é considerado importante para os triatletas que vêm a Barcarena pela primeira vez.

Além das dicas sobre a geografia e maré do município, o carinho proporcionado pela população de Barcarena, que vai acompanhar os atletas de perto durante o percurso, também foi destacado. "Esse contato próximo com os nativos vai ser muito legal e proporciona um gás a mais pra gente. Acho importante ter cada vez mais esse tipo de prova no Brasil, para valorizar a prática do esporte. Por isso, fiz questão de vir", disse a gaúcha Bia Neres, vencedora da última edição da marca IronMan 70.3, em Palmas, no dia 23 de abril.

Além de Bia, outros triatletas olímpicos como Bruna Mahn e o catarinense Diogo Sclebin também marcam presença no Amazônia Endurance. "É sempre muito bom o atleta se sentir valorizado e o povo de Barcarena nos dá isso. Eles são muito acolhedores", destacou Klebin.

A prova de triatlo mais importante do Norte é atração também para os atletas amadores de Barcarena, que têm a chance de disputar com triatletas famosos mundialmente. "Conheço todos eles pela internet. Leio tudo o que sai a respeito do triatlo. É um privilégio estar aqui com eles. Não poderia ficar de fora dessa prova", disse o engenheiro eletricista Sidney Gonzaga, que está treinando desde dezembro para fazer bonito no Amazônia Endurance, primeira prova de triatlo disputada por ele.

Para o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, o Amazônia Endurance é um divisor de águas. "Essa é a prova de que a gente foi capaz de dar a volta por cima. Tivemos aquele acidente, com o naufrágio dos bois, há dois anos, mas as águas do Rio Pará não oferecem mais nenhum perigo. Barcarena agora tem um olhar voltado para o futuro e esse evento é a prova disso", pontuou o prefeito.