PM vai garantir segurança na virada do ano na Estação e Portal da Amazônia
Operação 'Festas Seguras' vai dispor de mais de 200 policias na capital e região metropolitana
Últimos preparativos foram definidos na segunda (30), durante reunião da Segurança PúblicaUma reunião entre o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, e comandantes de policiamento da capital e região metropolitana de Belém, realizada na Escadinha do Cais do Porto, na segunda-feira (30), definiu os últimos preparativos para o esquema de segurança da PM que será realizado durante a virada do ano na Estação das Docas e Portal da Amazônia.
Na capital e na região metropolitana, serão, aproximadamente, 220 policiais militares atuando de forma integrada com os demais órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, desde as 21h desta terça-feira (31), até as 5h de quarta-feira (1). Na Região Metropolitana, a PM atuará por meio do Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Comando de Policiamento Ambiental (CPA).
A Estação das Docas, um dos principais pontos de queima de fogos da capital, deve receber 30 mil pessoas, de acordo com a organização da festa. O público contará com a segurança de, aproximadamente, 70 policiais militares, que atuarão a pé e em rondas ostensivas de viatura no entorno do evento, que terá apresentações de artistas regionais, promovidas gratuitamente pelo governo do Estado.
Cerca de 60 PMs vão atuar durante a festa no Portal da AmazôniaNo Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, são aguardadas 20 mil pessoas. Para garantir a segurança deste público, cerca de 60 policiais militares vão atuar durante a festa, com o apoio da Guarda Municipal de Belém e demais órgãos de segurança.
Tanto na Estação das Docas, quanto no Portal da Amazônia, a Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu) atuará nos rios, inibindo eventuais crimes ou situações de risco para os frequentadores dos eventos.
Região Metropolitana
Em Ananindeua, o ponto mais procurado para a virada do ano é o Ginásio Municipal de Ananindeua, conhecido como “Abacatão”, no bairro Cidade Nova, onde cerca de 60 policiais militares atuarão em conjunto com a Força Nacional de Segurança Pública, Guarda Municipal de Ananindeua e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semutran). Também haverá reforço de policiamento na Praça Matriz do município de Marituba. Cerca de 30 policiais militares estarão à disposição do público que for assistir à queima de fogos naquele local.
Outros pontos da Grande Belém também vão ser beneficiados com a presença da Polícia Militar, conforme a quantidade de público presente.
"Na operação ‘Festas Seguras’, nós deslocamos, também, efetivo da capital do Estado para o interior. Sabemos que nessa época do ano há um fluxo de pessoas que saem de Belém e vão aos balneários e nós proporcionamos reforço de policiamento para que essas pessoas também possam sentir a presença da segurança pública e ter um réveillon com tranquilidade”, comentou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.
O comandante da PM também lembrou que, neste período festivo, é fundamental um sentimento de paz por parte dos que desejam celebrar a chegada do Ano Novo. “Esperamos que a população possa brindar o ano novo com segurança e tranquilidade, sabendo que a Polícia Militar e os outros órgãos do sistema estão trabalhando para que a população tenha uma virada de ano segurança”, completou o comandante da PM.