Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO BOAS FESTAS

Grupamento Fluvial reforça atuação e faz balanço positivo do ano

Ação fortalece o patrulhamento nos portos e nas principais vias fluviais da região metropolitana

Por Igor Oliveira (SEJU)
30/12/2019 12h49

Durante o mês de dezembro, muitas pessoas viajam para o interior do Estado para celebrar o Natal e o Ano Novo. Quando o destino são ilhas ou balneários, a procura pelo transporte fluvial cresce, principalmente no Terminal Hidroviário de Belém (THB). Para acompanhar a movimentação intensa desse período, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) realiza a operação “Boas Festas” com o objetivo fortalecer o patrulhamento nos portos e nas principais vias fluviais da região metropolitana. 

“Sempre fazemos rondas nos pontos de embarque, no percurso para as ilhas e para outras cidades. Nesse mês, devido ao grande número de passageiros em circulação, nós disponibilizamos mais embarcações e agentes de segurança para atuar nessas áreas”, diz o major da Polícia Militar e coordenador de Operações do Gflu, Bruno Pereira.

Atuação do grupamento garantiu redução de 11% no número de crimes nos meios fluviaisO coordenador explica que o trabalho do Grupamento no mês de dezembro encerra um ano de intensa atividade. “Conseguimos aumentar o número de operações extraordinárias, que exigem uma quantidade maior de recursos para serem realizadas. Foram 37 ações desse tipo ano passado. Em 2019, realizamos 50, o que possibilitou a apreensão de 17 armas e a recuperação de 14 embarcações roubadas”, lembra Bruno Pereira. Na comparação com 2018, houve a redução de 11% no número de crimes nos meios fluviais.

Como exemplo desse resultado, o coordenador cita o trabalho do Grupamento Fluvial na desarticulação de quadrilhas que praticavam roubos nos rios perto do município de Portel, no arquipélago do Marajó. “Há dois anos, foram registradas 17 ocorrências naquela região. Em 2019, houve uma única ocorrência”, compara.

Trabalho Solidário – Para realizar seu trabalho, o Gflu direciona as ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para a atuação na segurança pública no meio fluvial, além de cuidar da manutenção de todas as embarcações do sistema de segurança do Estado. Também atua em parceria com outros órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Marinha do Brasil.

Além das ações diretas de segurança, o Grupamento tem atuação social através do projeto “Ribeirinho pela Paz”, liderado pela Companhia Fluvial do Polícia Militar. O projeto possibilita a realização de atividades lúdicas, físicas e culturais para a população ribeirinha. “É um programa que acontece durante o ano todo. Além do benefício imediato dessas atividades, elas atuam de maneira preventiva para evitar que essas pessoas terminem no mundo do crime”, ressalta Bruno.

O Gflu também presta apoio e transporte a instituições civis e universitárias em ações como distribuição de cestas básicas e brinquedos nas ilhas. “É preciso um trabalho conjunto de vários órgãos, fortalecido já há muitos meses, para que possamos contribuir para um final de ano feliz para a população ribeirinha”, destaca o coordenador.

Serviço:

Para entrar em contato com o Grupamento Fluvial de Segurança Pública, é preciso ligar para 190 ou 181. Também é possível ligar ou mandar mensagem para o número operacional do Grupamento: (91) 98441-7970. No momento da ligação, é importante informar o local, a hora de saída da embarcação e o seu destino.