Jornada Científica valoriza conhecimento de servidores
A quarta edição da Jornada Científica começou nesta terça-feira (27), com o objetivo de valorizar e fomentar o crescimento técnico e científico dos profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Realizada pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Coordenação de Educação na Saúde e Gerência de Formação e Desenvolvimento, a jornada prossegue nesta quarta-feira (28), na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus-PA).
“Além de valorização e reconhecimento, o evento visa disseminar o conhecimento produzido pelos servidores estaduais em seus estudos acadêmicos, e criar processos que conduzam ao desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem organizacional na Sespa”, explicou Sônia Bahia, coordenadora Estadual de Educação na Saúde.
“A jornada foi criada para estimular a aprendizagem no âmbito institucional. Aqui focamos na criação, identificação, renovação e aplicação dos conhecimentos”, disse a assistente social Claudnira Castro Cysne, gerente de Formação e Desenvolvimento da Sespa.
Divulgação - Para o enfermeiro Roberto Figueiredo, apresentar seu trabalho acadêmico na Jornada Científica foi uma experiência profissional importante. “Apresentei um resumo do meu tema de mestrado sobre a análise epidemiológica da malária no município de Anajás (no Arquipélago do Marajó). O desenvolvimento dessas pesquisas acrescentam dados importantes para serem trabalhados dentro das políticas públicas de saúde do Estado. Além de um retorno, a divulgação do nosso trabalho é uma forma de acrescentar ao desenvolvimento da instituição”, ressaltou.
O processo envolve o mapeamento dos conhecimentos, identificação de habilidades dos servidores e compartilhamento de conhecimento técnico-científico, a fim de inspirar novas experiências de gestão do trabalho e de educação na saúde. “Muitos trabalhos científicos apresentados aqui já estão sendo utilizados no campo profissional da saúde”, acrescentou Claudnira Cysne.
A Jornada Científica é realizada anualmente, destinada apenas aos servidores da Sespa. São oferecidas 100 vagas para participação e 20 vagas para apresentação de trabalhos produzidos por servidores, com discussões e roda de conversas.