Concurso de Redação premia alunos de escola do Guamá
Foi realizada nesta terça-feira, 27, a premiação do Concurso de Redação da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Alexandre Zacarias de Assunção, no bairro do Guamá, em Belém. O concurso faz parte do Projeto “Diga Sim à Educação” e tem o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Os vencedores ganharam bolsas de estudo para cursos profissionalizantes do Serviço Nacional da Indústria (Senai) como premiação.
O concurso premiou três redações, uma de cada ano do ensino médio. Três alunas foram selecionadas: Aline Baia Barbosa, do 1° ano; Yanka Ferreira de Araújo, do 2° ano; e Luane Vitória da Cruz Furtado, do 3° ano. Todas receberam como premiação bolsas de estudo para cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O projeto “Diga Sim à Educação” é uma iniciativa que visa à prevenção do uso de drogas nas escolas públicas. O concurso de redação foi uma extensão do projeto e contou com a participação de mais de 120 alunos do ensino médio da escola Alexandre Zacarias de Assunção. O tema da redação foi “Drogas: Educar pela prevenção”.
De acordo com o técnico de gestão da Sejudh, Ulisses Lima, a atividade foi importante para o aprendizado dos alunos sobre o assunto. “Todo mundo fala em drogas, só que as pessoas não estão informadas devidamente sobre essa situação. O projeto visa isso, educação através da prevenção. Eles são informados sobre tudo a respeito das drogas, sobre a questão da prevenção. Então, a participação deles foi muito importante, na questão da redação, pois eles pesquisaram sobre o tema e pesquisando eles aprendem muito mais”, explicou.
Já o vice-diretor da escola, José Messiano, revelou que o concurso foi uma estratégia que permitiu que os alunos pudessem debater sobre o tema. “Foi uma estratégia de toda a equipe do projeto para incorporar e agregar mais alunos a essa discussão importante a respeito da prevenção ao uso de drogas. O projeto já tem mais de um ano e meio e durante esse período fomos de sala em sala para realizar essa formação com os alunos, para suscitar o debate”.
A premiação contou com a presença do titular da Sejudh, Michell Durans. Ele explica que a iniciativa visa abrir novos horizontes para os jovens, que os afastem das drogas. “O projeto tem uma iniciativa pioneira, pois ele não parte da questão impositiva de dizer 'sim' ou 'não' às drogas. Na verdade, o projeto tenta abrir o horizonte para esse jovem, para que ele possa – uma vez que ele tenha uma retaguarda, um preparo, capacitação e um olhar diferenciado de vida – escolher o lado certo. Essa possibilidade é dada através do projeto, trazendo experiências para dentro da escola, para que esses alunos possam estar fortalecidos e dizer 'não' às drogas quando chegarem na rua”.