Congresso da Secretaria da Fazenda discute gestão no Hangar
Cerca de 200 servidores fazendários participam do evento, entre eles delegados das unidades regionais da Secretaria
Começou na manhã desta quinta-feira (19), no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, o I Congresso de Gestão Fazendária, realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para discutir questões relacionadas a gestão. Entre os assuntos que serão debatidos estão o perfil de liderança, a produtividade como ferramenta de gestão e as formas de melhorar o atendimento ao contribuinte.
Cerca de 200 servidores fazendários participam do evento, entre eles delegados das unidades regionais da Secretaria, escolhidos depois de discutirem, previamente, a pauta do encontro. Também foram convidados representantes dos sindicatos das categorias.
O evento começou com a palestra da professora Luciana Ferreira, da Escola de Governança do Pará, sobre “Gestão do conhecimento em organizações”. Em seguida, foram formados grupos para debater os temas, e à tarde haverá a defesa das propostas apresentadas durante os trabalhos.
O secretário da Fazenda, René Sousa Júnior, disse, durante a abertura do encontro, que o Congresso é o momento para que os servidores tenham a oportunidade de refletir sobre as questões fundamentais da gestão fazendária. Ele apresentou alguns resultados obtidos no ano de 2019 e os desafios para 2020, fazendo um agradecimento público aos servidores que conseguiram, com empenho e utilizando métodos diferenciados de trabalho, garantir o crescimento da arrecadação própria, de 9% em termos reais, na comparação com o mesmo período do ano passado, resultado que ele classificou como “extraordinário”.
René Sousa destacou que os desafios da Fazenda Pública são grandes, pois é preciso cumprir a missão de garantir os recursos para os investimentos em obras e serviços públicos. “A missão principal da Secretaria da Fazenda é melhorar a vida do cidadão paraense”, disse. “Todos os servidores tem que se sentir envolvidos nesta tarefa”.