Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NATAL E ANO NOVO

Terminal Hidroviário deve receber 30 mil usuários nas festas de fim de ano

Municípios do arquipélago do Marajó devem ser os destinos mais procurados pelos passageiros

Por Bruno Magno (SEOP)
19/12/2019 09h16

Movimento deve ser até 20% maior que o registrado no mesmo período do ano passadoA Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) estima que cerca de 30 mil usuários passem pelo Terminal Hidroviário de Belém (THB) durante o Natal e Ano Novo. O movimento deve ser até 20% maior que o registrado no mesmo período em 2018. Os municípios do arquipélago do Marajó devem ser os destinos mais procurados pelos passageiros.

No ano passado, entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro de 2019, o espaço recebeu mais de 25 mil usuários e realizou 180 operações, entre embarques e desembarques. Os destinos mais procurados pelos passageiros foram Camará, Soure e Salvaterra, na ilha do Marajó, e Macapá, no Amapá. Este ano, a expectativa da Companhia de Portos é receber cerca de 30 mil usuários no mesmo período, um aumento de 20%, em relação a 2018. Os municípios do Marajó também devem ser os lugares mais procurados em 2019.

"Estamos prontos para receber a grande demanda de usuários que viajam para o interior do Estado nessa época do ano e todos os nossos equipamentos já passaram por revisões de segurança. A missão da Companhia é proporcionar conforto e segurança aos passageiros sempre", enfatiza o presidente da CPH, Abraão Benassuly. O gestor também destaca que uma profissional em libras e o Código de Defesa do Consumidor em braile estarão disponíveis aos usuários, serviço adotado desde julho deste ano.

Equipamentos do Terminal Hidroviário foram todos revisados para garantir a segurança dos passageirosO usuário que for viajar via THB deve seguir algumas orientações da CPH:

- Chegar uma hora antes do embarque, tanto intermunicipal quanto interestadual;
- Comprar passagens de empresas regularizadas junto à Arcon;
- Cuidar dos pertences e bagagens;
- Atentar para as orientações sobre embarque e desembarque dadas pelos fiscais;
- Portar documentos de identidade (RG, CNH ou qualquer documento oficial com foto);
- Ao viajar com crianças, levar certidão de nascimento e/ou autorização judicial;
- No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários da CPH identificados com crachás ou coletes do órgão.

Viagens – O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 6h às 20h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem essas linhas, que são oferecidas por 11 empresas de navegação.

As intermunicipais fazem o trajeto Belém – Barcarena (São Francisco) – Belém; Belém – Camará – Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém – Mocajuba – Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 21 localidades entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Barcarena-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte Alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.

Ampliação – O Terminal Hidroviário deve ganhar, em breve, o terceiro conjunto naval, que será instalado em frente ao galpão 10 da Companhia de Docas do Pará. A Companhia de Portos já contratou a empresa que vai elaborar o projeto executivo para construção do novo conjunto, que prevê plataforma, rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros.

Veja horários das viagens: http://bit.ly/2MEZER4