Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Grupo integrado pela Prodepa é finalista em premiação internacional

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
18/12/2019 14h21

O Grupo de Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal (GTD.Gov), do qual a Prodepa participa de forma efetiva, é finalista do prêmio Global Public Service - Team of The Year, promovido pela Apolitical, do Reino Unido, uma das maiores instituições de apoio a governos no mundo. A premiação é a mais importante para equipes que trabalham com inovação no setor público e o grupo concorre a "Time do Ano" na categoria Digitalização de Serviços Públicos.

O GT é uma das nove iniciativas escolhidas em vários países que podem vencer, por meio de votação popular, o prêmio. Ele é o único da América Latina a concorrer à premiação. A votação encerra no próximo dia 5 de janeiro e pode ser feita pela internet. O resultado será divulgado no final de janeiro.

O grupo é nacional e foi formado em maio desse ano, idealizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD). Reúne técnicos e gestores de 20 governos estaduais e distrital, formado por 44 colaboradores entre especialistas em tecnologia dos governos estaduais e os seus integrantes que estudam, compartilham conhecimentos e desenvolvem soluções inovadoras para o processo de Transformação Digital pelo qual a administração pública do país vem passando.

Trabalhando de forma voluntária o GTD.Gov busca, com o apoio dos Estados e do governo federal o desenvolvimento de seus projetos a partir de uma lógica de transformação digital dos serviços públicos disponíveis em suas plataformas, ampliando o acesso do serviço ao cidadão, com redução de custos para governos e para as pessoas.

Gustavo Costa, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa e representante da empresa paraense no grupo, diz que a iniciativa, que passou pelo crivo de jurados em nível internacional da Apolitical, concorreu com centenas de outros projetos do mundo todo. “O prêmio reconhece o trabalho de equipes que têm feito a diferença, por meio de soluções inovadoras, no serviço público”, destaca.

Meta é economizar no gasto público e facilitar a vida do cidadão

Facilitar a vida do cidadão e economizar recursos públicos é uma das metas principais que são trabalhadas no grupo e isso vem se refletindo nas ações da Prodepa. “Queremos lançar, ano que vem, um portal único de serviços do Estado onde o contribuinte possa pagar impostos estaduais, agendar a retirada de documentos, registrar boletins de ocorrência e até fazer denúncias, mudando completamente o conceito existente hoje”, diz Gustavo Costa.

O GTD.Gov debate várias iniciativas de transformação digital existentes hoje nos países mais desenvolvidos do mundo. Uma das metas da atual administração é reduzir gradativamente a utilização de papel nos processos a nível estadual. Para tanto vem investindo maciçamente no Processo Administrativo Eletrônico (PAE), sistema desenvolvido pela Prodepa com o apoio da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

O PAE é uma ferramenta para criação, gerenciamento e tramitação de documentos eletrônicos que atende os órgãos do Pará. Gustavo explica que o sistema foi totalmente pensado em consonância com o futuro, sem a necessidade de utilização de papel ou outros insumos.

“Todos os seus processos funcionam de forma digital, segura, rápida e eficiente. Já estamos desenvolvendo o PAE4.0, que deve ficar pronto nos primeiros meses de 2020 para ser implementado gradativamente na administração estadual, diminuindo e até extinguindo a utilização de papel. É uma iniciativa importante sob o ponto de vista da transformação digital”, finaliza.