Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO 'FESTAS SEGURAS'

Polícia Militar intensifica ações em municípios da região nordeste

Após mais de 2 mil abordagens a pessoas e veículos, 15 pessoas foram presas e três motos roubadas foram recuperadas

Por Taiane Figueiredo (PM)
18/12/2019 12h37

Em 15 dias de atuação nos municípios de Capitão Poço, Ourém, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá, no nordeste paraense, a Operação 'Festas Seguras', deflagrada pela 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional VII da PM, com sede no município de Capanema, apreendeu duas armas de fogo, um simulacro e abordou mais de mil pessoas durante as ações da operações 'Saturação' e Contenção', que vem sendo realizadas todos os dias nesses municípios.

 As constantes abordagens realizadas, principalmente no horário de 10h às 16h, nas áreas comerciais e bancárias, resultaram na prisão de 15 pessoas, entre elas dois foragidos de unidades do Sistema Penitenciário do Pará. 

Para inibir a prática de crimes e a circulação de pessoas armadas, veículos como carros, motos, ônibus e bicicletas também têm sido alvo das operações policiais. Com quase 1.550 abordagens de veículos, realizadas na primeira metade do mês, a PM recuperou três motos roubadas. Cerca de 190 bares foram fiscalizados no mesmo período.

De acordo com o comandante da 10ª CIPM, major Diego Ferreira dos Santos, a Operação “Festas Seguras” objetiva prevenir a incidência de crimes, principalmente os roubos, que tendem a crescer nessa época do ano, quando a circulação de dinheiro aumenta em decorrência do pagamento do 13° salário. "Devido a região ter histórico de ocorrências de roubo a agências bancárias, a 10ª Companhia da PM tem intensificado o policiamento durante o dia e à noite", ressaltou o comandante da unidade. A operação “Festas Seguras” se estende até o início de janeiro de 2020.

A Operação Festas Seguras foi lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de intensificar as ações de segurança em áreas comerciais que apresentam grande fluxo de consumidores na Região Metropolitana de Belém e nos principais interiores e balneários do Estado.