Seminário apresenta a Fita 2017 a empresários de Marabá
Para promover a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) nos seis polos turísticos do Pará e mobilizar os setores da cadeia produtiva da atividade turística, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vem realizando Seminários Regionais de Apresentação do Projeto Fita 2017. Na noite de terça-feira (27), o evento foi realizado em Marabá, cidade do Polo Araguaia-Tocantins, no auditório do Itacaiúnas Hotel. A Setur conta com a colaboração da Faciapa (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará) e associações comerciais locais no processo de articulação.
“Todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelas gestões públicas, quer do Estado, quer seja dos municípios, e pelo empresariado, será mostrado muito brevemente na Fita. É importante que os polos turísticos possam se preparar para participar deste evento. Estão todos sendo convidados, para que o Pará possa ver, de uma forma bem objetiva, tudo que é oferecido na economia do turismo”, explicou o titular da Setur, Adenauer Góes, que também fez visita técnica às obras do Centro de Convenções de Marabá, que a Secretaria pretende inaugurar no segundo semestre.
O primeiro seminário foi realizado no dia 13 de junho, em Soure, no Polo Marajó, na Associação Comercial de Soure (Ascom). No dia 19 ocorreu o segundo encontro em Salinópolis, no Hotel Solar, no Polo Amazônia Atlântica. No último dia 21, o evento foi realizado no Polo Tapajós, no auditório da Associação Comercial de Santarém.
Vitrine Cultural - A Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2017 será realizada entre os dias 21 e 24 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A feira reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia, a Vitrine Cultural - com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar e produção associada das rotas turísticas Belém-Bragança, do Queijo do Marajó, do Cacau e Chocolate, no Vale do Xingu -, espaço destinado ao Passaporte Pará para comercialização de destinos, rotas, roteiros e produtos turísticos do Estado, além de apresentações culturais de artistas dos seis polos de turismo paraense: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.
Também haverá a Mostra Gastronômica do Pará e a Oca do Conhecimento. A Mostra terá apresentação de iguarias e produtos gourmet dos territórios de rotas de turismo e gastronomia. Já a Oca do Conhecimento promoverá eventos técnicos, como seminários, fóruns, convenções, workshops e palestras, envolvendo empresários do trade, profissionais do setor e gestores públicos para a troca de experiências e conhecimentos necessários ao desenvolvimento da atividade turística paraense.