Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REPRESENTATIVIDADE

Concurso Beleza Negra celebra cultura afro-brasileira

O evento foi ainda em alusão à programação ao Dia da Consciência Negra

Por Claudiane Santiago (SEJU)
16/12/2019 18h53

Com o objetivo de exaltar a beleza negra das mulheres do Pará e abrir espaço para que mostrem seus grandes potenciais, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Rede Amazônia Negra realizou, no último sábado (14), em Belém, o concurso Beleza Negra 2019, em que contou com 15 representantes de municípios do Estado.

O concurso foi promovido pela Sejudh e Rede Amazônia Negra, e contou com 15 representantes de municípios paraensesO evento que faz parte, ainda, da programação em alusão ao Dia da Consciência Negra, foi marcado por muitas danças africanas, sons de tambores e gritos de guerra para torcer pelas candidatas que representavam os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel, Castanhal, Salvaterra, Mojú, Tome-Açu, Concórdia do Pará, Bragança, Gurupá, Acará, São Domingos do Capim e Bagre.

Com tanto charme e elegância que passou pela passarela, foi difícil escolher apenas uma, mas quem levou a melhor foi a Nairis Cristina Reis, do município de Ananindeua. Para a ganhadora, todas as candidatas foram vitoriosas pela visibilidade e valorização proporcionadas pelo concurso "esse prêmio é para todas as pessoas negras. É muito importante ver essa representatividade, mostrar a cultura da nossa raça e, principalmente, a valorização dela", afirmou a campeã.

Para o gerente de promoção a igualdade racial, da Sejudh, Alan Navegantes, realizar um evento como este tem grande poder para todos que vivem no enfrentamento ao preconceito e, também, gera oportunidades para que elas possam mostrar suas artes e representar suas localidades.

Nairis Cristina Reis, do município de Ananindeua, é a vencedora do concurso"Fazer este tipo de evento é muito importante, pois abrem portas para estas mulheres. Elas uderam mostrar o valor da beleza negra, representar seus municípios, além de conhecer a capital e as historias de vidas das outras candidatas, digamos que funcionou, também, como um intercâmbio regional" declarou o gerente.

A representante do município de Concórdia do Pará, Joelma Lidia Belém conquistou o segundo lugar e a representante de Bujaru, Edivane Batista Cordeiro, ficou em terceiro lugar.