Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Setur capacita moradores de Monte Alegre como condutores de trilhas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/06/2017 00h00

A Secretaria de Turismo (Setur) oferta, de 26 de junho a 1º de julho, os módulos I e II do curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas, em Monte Alegre. O curso será ministrado na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará, no horário de 8h as 12h, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), que objetiva capacitar moradores das comunidades próximas ao Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), Unidade de Conservação situada no município, e pessoas que moram no centro da cidade, mas que pretendam atuar como condutores no referido parque.

Para desenvolvimento do projeto "Condutor de Trilhas e Caminhadas", a Setur conta com recursos do Edital de Patrocínio 2017 do Banco da Amazônia. Com isso, os módulos I, II e III do curso têm garantido o apoio financeiro do banco e do governo federal para qualificação de trabalhadores ligados à atividade turística, promovendo o desenvolvimento integrado da região amazônica.

A| primeira etapa da capacitação, que ocorre de 26 a 30 de junho, envolve um ciclo de palestras e aulas teóricas sobre os temas Unidades de Conservação, Gestão Ambiental, Ecoturismo, Animais Peçonhentos, Técnicas de Condução de Trilhas e Noções de Sobrevivência em Área de Selva (nós e amarrações, obtenção de água e fogo por meio fortuitos e armadilhas). No dia 1º de julho será realizado o segundo módulo do curso, onde os alunos farão uma trilha na Serra da Lua, como aula prática.

O curso é uma ação que foi solicitada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio) à Setur, com o objetivo de levar conhecimentos específicos das trilhas existentes no PEMA, habilitando dessa forma os participantes a atuar como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, guiando os visitantes com segurança.

Dentre os 26 alunos que estão sendo capacitados pelo curso, Aldenora Valente, de 53 anos, evidencia sua satisfação. “Os conteúdos são muito bons, assim como os instrutores, a partir desse curso acredito que vai melhorar bastante para o ingresso no mercado de trabalho, até por que eu já possuo 15 anos de experiência nesse segmento de condução de trilhas, porém nunca tive uma qualificação. Me sinto muito feliz por estar entre os jovens que serão os maiores beneficiados pelo curso, inclusive meu filho, Magno Valente, que participa do projeto junto comigo”, declara a aluna, que é moradora da comunidade do Ererê, interior de Monte Alegre.

Para efetuação do projeto, a Setur contou com a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Monte Alegre (SEMMA) e Ideflor.

O PEQTur tem o propósito de qualificar profissionais em diversas áreas, dentro do segmento do turismo, para que o turista que chegar no Pará ser bem acolhido. O programa também favorece a movimentação do mercado para nosso estado e gera emprego e renda aos capacitados.

(Com a colaboração de Ângela Reis)

Fotos: Setur/Divulgação