Setur certificou 75 pessoas como recepcionistas entre abril e junho
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove mais uma qualificação para formação de recepcionistas em hotéis e outros locais de hospedagem, desta vez no município de Marabá, no polo turístico Araguaia-Tocantins. O curso iniciou no dia 5 de junho e tem término previsto para o dia 7 de julho, na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração de Marabá (SICOM).
Com recursos que somam R$ 310 mil, disponibilizados a partir de emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual José Scaff, com a finalidade de qualificar trabalhadores na área do turismo, a Setur já certificou 75 concluintes do curso de recepcionista nos municípios de Belém, Salinópolis e Santarém, entre os meses de abril e junho deste ano.
O curso, que é gratuito, é realizado por intermédio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), coordenado pela Setur. O propósito do plano é capacitar trabalhadores na área do turismo, possibilitando a permanência e/ou reinserção destes no mercado, para o exercício de atividades profissionais no segmento. O programa também ajuda a movimentar a economia do estado, gerando emprego e renda.
O curso de recepcionista tem carga total de 140 horas, é gratuito e alcança o nicho de trabalhadores de hotéis e pousadas, além de autônomos. Foram 25 concluintes em cada um dos três municípios.
Em Belém, a capacitação foi realizada no período de 18 de abril a 23 de maio, no Centro de Evangelização de Fátima. Em Salinópolis o curso foi ministrado de 2 de maio a 2 de junho, no auditório da Prefeitura Municipal, enquanto que em Santarém as aulas foram de 8 de maio a 8 de junho, no Centro de Informações Ambientais.
Para a execução do projeto, a Setur contou com a parceria fundamental da Associação Paraense de Recursos Humanos (APRH), Centro de Evangelização de Fátima, e das prefeituras municipais de Belém, Salinópolis e Santarém.
O PEQTur tem o propósito de qualificar profissionais em diversas áreas no segmento do turismo, para que o turista que chegar ao Pará seja bem acolhido.
(Com a colaboração de Ângela Reis)