Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERIMÔNIA

No Mangueirão, apresentações artísticas dão início aos Jogos de Integração do Vida Ativa

O objetivo dos Jogos é estimular os alunos a mostrar força de vontade, garra e determinação, independente da idade e mostrar também o resultado de um trabalho de condicionamento físico praticado durante o ano todo.

Por Paula Portilho (EMATER)
26/11/2019 16h43

Muita alegria e manifestação cultural marcaram a cerimônia de abertura da 11° edição dos Jogos de Integração do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, realizada na manhã desta terça-feira (26), no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com a presença de mais de 300 idosos.  Este ano o evento, que segue até a próxima sexta (29), tem como tema “Valorizando a Pessoa Idosa”.

“Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por estarmos todos aqui e quero ainda parabenizar aos professores do programa. Para mim é uma grande satisfação estar aqui, hoje essa abertura, em nome da Seel, em nome do Governo do Estado. Vocês, alunos do programa, estão de parabéns. Assumem um papel muito importante na sociedade e que às vezes os próprios familiares não valorizam, mas vocês mostram sua força”, disse o titular da pasta, Arlindo Silva, declarando aberto o evento.

Também participaram da mesa oficial de abertura o diretor de Eventos do órgão, Júlio Vieira; o diretor técnico de Esporte e Lazer, Erivelto Pastana e a coordenadora do programa Vida Ativa na Terceira Idade, Liane Costa.

Logo após, a tocha olímpica fez um percurso passando a cada representante dos cinco polos do programa até chegar à pira, acendendo o ideal esportivo de integração.

Para Maria José da Silva, de 67 anos, a festa possibilitou um antigo desejo. “Estou muito feliz de estar aqui participando dos Jogos, e principalmente por ter a oportunidade de estar pela primeira vez no Mangueirão. Esse evento é muito importante para nós”, contou a idosa.

A cerimônia contou com várias apresentações artísticas demonstrando que arte, cultura e esporte são essenciais ao corpo e espírito humano.

“Me sinto bem por estar aqui. Tenho alguns problemas de saúde, mas sempre me esforço, danço quadrilha, danço tudo e hoje apresentamos a dança do carimbó nessa abertura. Isso traz muita alegria para a minha vida”, afirmou Paulo Souza,  de 76 anos.

Como parte da programação, as ginastas do projeto Talentos Esportivos, também desenvolvido pela Seel, fizeram uma apresentação de ginástica artística.  

As competições esportivas começam nesta quarta-feira (27), com provas de atletismo, caminhada de 200m e 400m, e corrida de 50m, no Mangueirão. Já a tarde será a prova de biribol, no Centro Educacional Triunfo, no bairro da Pedreira.

Na quinta-feira (28), na Tuna Luso Brasileira, na avenida Almirante Barroso, ocorrem os jogos coletivos, tal como vôlei e jogos de salão, dama e dominó, além das provas aquáticas, que são a de nado livre, nado com macarrão e pedalada com macarrão. No último dia de competição será a vez da queimada e a entrega das medalhas, também no clube da Tuna.

Vida Ativa na Terceira Idade - Atualmente, o programa atende cerca de mil pessoas com idade a partir de 50 anos, em cinco núcleos: Tuna Luso Brasileira; Escola Triunfo, na Pedreira; Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão e Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. 

Programação

 

Quarta-feira (27) – Mangueirão / Centro Educacional Triunfo

7h30 – Caminhada (200m e 400m) e corrida de 50m

14h – Biribol

Quinta-feira (28) – Tuna

8h – Nado livre, nado com macarrão, pedalada com macarrão, vôlei, prova de salão dominó e dama

Sexta-feira (29) – Tuna

8h30 – Queimada e entrega de medalhas