PM realiza formatura da 2ª Edição do Curso de Formação de Educadores Ambientais
A Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou, na manhã desta segunda-feira (25), no auditório do pavilhão de aulas da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no bairro da Terra Firme, em Belém, a solenidade de encerramento do II Curso de Formação de Educadores Ambientais – CFEAM/2019. Nesta edição, 39 policiais militares, sendo uma sargento da Polícia Militar do Amapá, foram capacitados para atuarem como Educadores Ambientais, após vinte dias de instruções.
Com uma carga horária total de 120 horas/aulas, o curso teve o objetivo de capacitar multiplicadores da disciplina de Educação Ambiental, conforme apontou o coronel Marcelo Ronald de Souza, chefe do Estado-Maior Geral (EMG) da PMPA.
“A PM tem papel relevante na empreitada de manutenção e controle de nossos recursos naturais e este curso visa formar profissionais que serão multiplicadores, ou seja, educadores que repassarão este conhecimento”, afirmou o coronel.
Para o major Diego Freitas, subcomandante do BPA e, atualmente, respondendo pelo comando da unidade, a conclusão do curso também servirá para aumentar o efetivo especializado no Batalhão. “Com a conclusão do curso, completamos um total de 62% da tropa do Batalhão especializada na área ambiental. Desta forma, esperamos oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade paraense”, frisou o oficial, que também participou a capacitação como aluno.
Além de militares do Pará, a 1º sargento Elizabeth Trindade, do efetivo do Batalhão Ambiental, da Polícia Militar do Amapá, concluiu o curso. “Eu vim muito focada, pois quando eu vi a grade curricular, percebi que seria um curso de alto nível e fiquei muito motivada em busca do conhecimento. Me senti ainda muito honrada em poder estar aqui no meio de profissionais tão capacitados e pela excelente receptividade que tive”, enfatizou a militar.
Segundo o cabo Antônio da Silva Júnior, um dos coordenadores do curso, a previsão é que seja criado, em 2020, um projeto piloto denominado “BPA vai às Escolas”, onde os novos Educadores Ambientais ficarão responsáveis por ministrar aulas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. “Este curso atende às demandas do Plano Estratégico da PM e busca aproximar, por meio da educação ambiental, a instituição da comunidade escolar, com o intuito de formar melhores cidadãos”, concluiu o policial.