No Mangueirão, torcida do Flamengo comemora título e arrecada 6 toneladas de alimentos
Doações serão enviadas a instituições de caridade do Estado
Mais de seis mil torcedores rubro-negros compareceram ao estádio do Mangueirão neste sábado (23), em Belém, para acompanhar a transmissão da final da Taça Libertadores da América entre Flamengo e River Plate, direto de Lima (Peru). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), fechou parceria com quatro torcidas organizadas para realizar o evento, que uniu forças em prol da solidariedade, já que os ingressos foram trocados por alimentos não perecíveis.
Com a vitória do time brasileiro por 2 a 1, a tarde e o início da noite foi de música e animação para os torcedores que assistiram a partida por meio de quatro telões espalhados pelo gramado do estádio. Todo o material arrecadado será doado para instituições de caridade de Belém.
“Que esse seja apenas o primeiro dos muitos eventos que estão por vir do Governo do Estado para o esporte. Assim que as torcidas procuraram a Seel para fazer a parceria, os dirigentes foram atendidos e propusemos que os ingressos fossem trocados por alimentos não perecíveis para serem doados para comunidades carentes. Já angariamos cerca de seis toneladas de alimentos que foram trocados por seis mil ingressos”, destacou Vitor Borges, secretário adjunto da Seel.
Infraestrutura - Para transmitir o jogo, a Seel montou quatro telões e um palco no gramado do Mangueirão, que contou com apresentação de atrações musicais como a Escola de Samba "Quem São Eles" e a banda Mocotó Elétrico. O evento inédito foi uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seel, com as torcidas organizadas Fla Fla de Belém, Fla Pará, Nação Tucuruí e Flapebas.
“Estamos muito felizes com a grandiosidade que a transmissão no Mangueirão tomou, principalmente em reunir torcedores de várias partes do Estado para torcer pelo Flamengo, já que hoje o Brasil é o Flamengo. Mas também não podemos esquecer da parte social do evento. Vai ser muito importante poder ajudar as pessoas carentes e a grande torcida do Flamengo foi responsável por isso”, vibrou Luiz Carlos Mendes, presidente da torcida Fla Fla de Belém, um dos organizadores da ação.
A torcida Fla Fla de Belém também sorteou entre o público uma camisa autografa pelos jogadores do Flamengo. A sortuda foi auxiliar de serviços gerais Priscila Richter, de 25 anos, que não escondeu a emoção. “Nem acredito que ganhei essa camisa, parece um sonho, ela representa muita coisa pra mim. Sou louca pelo Flamengo e vou guardar com muito carinho”, disse emocionada.
O mototaxista Diego Jaques Silva, de 40 anos, também assistiu a partida no Mangueirão e aprovou a ação do Governo do Estado em parceria com as torcidas organizadas. “Foi muito importante essa reunião das torcidas para ajudar o Flamengo e também as comunidades carentes, tem muita gente precisando desses alimentos", disse ele, que estava acompanhado da esposa no estádio.
Troca de ingressos - Para assistir a transmissão, os torcedores paraenses trocaram ingressos por alimentos não perecíveis nas lojas do Flamengo, Remo e Paysandu, além da Federação Paraense de Futebol, que serão entregues a comunidades carentes.
Segurança - Mesmo com o clima tranquilo na tarde deste sábado, para garantir a segurança do público que assistiu ao jogo foram mobilizados 300 policiais militares, além de 46 bombeiros militares, 10 agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), 10 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), 20 socorristas da equipe Guardiões da Vida e 100 agentes de segurança privada. Duas equipes médicas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) também atuaram no pronto atendimento.