Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIRURGIAS

Programa de Planejamento Familiar da Santa Casa realiza mutirão de vasectomia

Neste sábado (23), 16 homens passaram pelo procedimento

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
23/11/2019 12h18

Caio Silva, 30 anos, morador do bairro do Tapanã, em Belém, foi um dos pacientes atendidos na manhã deste sábado (23) pelo mutirão de cirurgia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - FSCMP, que realizou vasectomia em dezesseis pacientes do programa de planejamento familiar que optaram pela técnica como método contraceptivo.

Caio Silva, 30 anos, morador do bairro do Tapanã e outros a espera da cirurgia“Minha esposa sofre muito no processo pós cirúrgico devido ter alergia a alguns medicamentos, então decidimos que eu faria o procedimento cirúrgico de vasectomia, assim ela não precisará fazer a laqueadura e não passará por esse transtornos. Os médicos do Programa de Planejamento Familiar da Santa Casa explicaram na palestra que além da vasectomia ser um procedimento rápido, com duração de 20 a 30 minutos, também tem uma recuperação rápida de aproximadamente sete dias, foi por isso que decidimos pela vasectomia”, comentou.

 A equipe do Programa de Planejamento Familiar é formada por assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médico que realizam palestras educativas uma vez no mês, explica a assistente social do Programa de Planejamento Familiar da Santa Casa, Ana Márcia Farias Serrão.

“Com essas palestras desmistificando a ideia de que o procedimento gera impotência, percebemos que os homens estão aceitando cada vez mais a vasectomia como método contraceptivo. Em oito anos de atuação o programa já realizou mais de 400 cirurgias de vasectomia, que é uma cirurgia tecnicamente simples, mais rápida e menos evasiva que permite ao homem ir para casa no mesmo dia. É por isso que a gente tem incentivado bastante os homens a fazerem o procedimento como forma de dividir essa responsabilidade com a mulher, uma vez que ter ou não ter filhos é uma responsabilidade do casal. Além da vasectomia, o Programa de Planejamento Familiar também oferta para às mulheres colocação do Dispositivo IntraUterino - DIU, e a cirurgia de laqueadura”, conclui Ana.

Elton Meireles, cirurgião urológico da Santa Casa, fez uma avaliação positiva do mutirão e destacou que no início do programa a maioria dos procedimentos realizados eram em mulheres, mas hoje isso se inverteu.

Elton Meireles, cirurgião urológico da Santa Casa“Realizamos hoje 16 cirurgias e a avaliação é positiva, pois conseguimos atingir o nosso principal objetivo: diminuir a fila de espera. Hoje, 90% dos pacientes operados são homens, justamente porque a equipe do programa conseguiu fazer essa conscientização de que a vasectomia é uma cirurgia mais segura e com muitas vantagens. Por este motivo, hoje temos 80 pacientes iniciando os procedimentos para a cirurgia e outros 34 que estão pronto para o próximo mutirão, que acontecerá 2020”, concluiu o cirurgião.   

Vasectomia: É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez. O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva aproximadamente 30 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

Serviço: Para engressar no Programa de Planejamento Familiar é necessário que o casal procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e solicite uma encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar da Santa Casa.