Sectet promove a formação de assistentes administrativos em Santa Bárbara
Curso capacitou 24 pessoas, que agora estão aptas ao mercado de trabalho
Alunos poderão usar conhecimentos adquiridos para fomentar seus pequenos negóciosEncerraram nesta quarta-feira (20), as aulas do curso de assistente administrativo, no município de Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém. O treinamento foi ofertado pelo Programa de Educação Profissional e Tecnológica, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).
Além de aptos para o mercado de trabalho formal, os alunos estão usando os conhecimentos adquiridos para fomentar seus pequenos negócios, como venda de produção agrícola e comidas típicas. Rubens Sanches, da equipe da Sectet, desejou sucesso a todos os 24 concluintes do curso. “Vocês estão preparados para os desafios e devem seguir em busca de mais conhecimentos, sempre”, incentivou.
“É estimulante ver que muitos de vocês aproveitaram essa oportunidade de profissionalização para cuidar dos negócios que vocês já desenvolvem”, destacou a gerente da Coordenadoria de Formação Inicial e Continuada da Sectet, Karoline Cordeiro.
Agradecimento – A capacitação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contratado pela secretaria para desenvolver os projetos de formação profissional no Estado. As aulas iniciaram no dia 23 de setembro e foram ministradas pela instrutora Andréa Solon, no espaço do Projeto Social Ação Parceiros.
“Agradecemos a oportunidade e agradecemos mais ainda à professora, com quem aprendemos muita coisa, inclusive além das questões do curso”, disse Blenda Castro. Laíse Silva também agradeceu pela realização da preparação em Santa Bárbara e destacou a carência do município nessa área de formação profissional.
Habilidades – Durante o treinamento os alunos puderam desenvolver habilidades para a gestão de seus negócios, com aulas participativas que exploravam a integração entre os estudantes. Os alunos também trabalharam na construção de um site integrador para a comunidade, onde foram divulgados os negócios, assim como as habilidades e serviços que cada um pode oferecer.
Cleitiano Ferreira é dono de um balneário na região e fez o curso justamente para aprimorar a administração do seu negócio. “Foi um aprendizado que nós vamos levar pra vida. Eu espero que o governo continue se aproximando das comunidades, porque nós ainda temos muitos jovens que estão esperando por uma oportunidade como essa”, ressaltou.