Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SESSÃO ESPECIAL

“Nunca me sonharam" reflete sobre a educação de jovens

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/07/2017 00h00

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco promovem nesta quarta-feira (5) uma sessão especial, para convidados, do documentário “Nunca me sonharam”, que aborda a educação pela visão de estudantes e educadores, numa sucessão de depoimentos instigantes sobre a escola no Brasil.

O longa-metragem será exibido às 09 h, no Boulevard Shopping Center, em Belém. É uma produção nacional, patrocinada pelo Instituto Unibanco, parceiro do Governo do Pará no Pacto pela Educação. Após a projeção haverá debate sobre a educação pública no Pará.

O filme é uma estimulante reflexão sobre a educação que o Brasil oferece aos jovens no ensino médio, na perspectiva do futuro. Provoca uma avaliação crítica da qualidade das escolas, do desempenho dos gestores e dos resultados do ensino na formação de jovens que estão a caminho da universidade, ou da busca de uma qualificação técnica capaz de abrir as portas da carreira profissional e do emprego.

Filmado em oito estados, nas cinco regiões do Brasil, “Nunca me sonharam” mostra jovens estudantes preocupados com o futuro, interessados em estabelecer diálogo e aproximação com as instituições educacionais públicas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2015), 82% das crianças e jovens até 19 anos, que estão estudando, são atendidos pela escola pública. No entanto, em todo o Brasil ainda há 1,6 milhão de adolescentes, de 15 a 17 anos, fora da escola. Destes, 9,98% não estudam e nem trabalham.

Dirigido por Cacau Rhoden, o filme reflete sobre o valor da educação e mostra as expectativas, angústias e os sonhos dos jovens do ensino médio, ao mesmo tempo em que aponta os desafios desta etapa do ensino para gestores e educadores.

Estratégia - “Nunca me sonharam” faz parte de uma estratégia do Instituto Unibanco para ampliar a discussão sobre a educação, no momento em que todo o setor, no país, debate o novo ensino médio. “Por essa lógica, a exibição do filme em Belém tem o apoio da Seduc, por ser grande também o interesse dos nossos educadores, estando a Seduc empenhada na mudança do perfil da educação paraense”, enfatizou a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage.

Para a sessão no Cine Boulevard, Seduc e Instituto Unibanco convidaram educadores, jornalistas e autoridades, como o governador Simão Jatene, que confirmou presença. De São Paulo virão o superintendente do Instituto, Ricardo Henriques, e a gerente de Implementação, Maria Júlia Gouveia.

O Instituto é um dos principais parceiros do Pacto pela Educação do Pará, apoiando a Seduc no Programa Jovens de Futuro, que atua na formação de diretores de escolas, e faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica.

Educadores e estudantes paraenses que participam do filme:

Educadores: Adaelson Santos, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Avertano Rocha; Luciana Sousa dos Santos, diretora da EEEFM Antonio Batista Belo de Carvalho (localizada em Santarém), e Odimar do Carmo Melo, professor da EEEFM Avertano Rocha, em Belém.

Alunos da EEFM Antônio Batista Belo de Carvalho (de Santarém): Alison Ribeiro Souza, Beatriz da Silva Pereira, Carlos Victor, Carmem Lucia dos Santos Ribeiro, Daniele de Castro Fonseca, Guilherme Gonçalves Pádua, Hellen Patrícia Lobato Modesto, Antônio Batista Belo de Carvalho; Jamile Marta Melo da Silva, da mesma escola.

Alunos da EEFM Avertano Rocha (Belém): Isabelle Letícia, Isadora Neris dos Santos, Jaqueline Farias Rosa, Lucas Raphael da S. Mendes e Lucia Vitória S. Matos.

Serviço: Sessão especial do documentário “Nunca me sonharam” nesta quarta-feira (5), às 09 h, no Boulevard Shopping Center. O filme também poderá ser assistido gratuitamente na plataforma online VIDEOCAMP.