Abertura do Publicom em Paragominas reúne mais de 200 pessoas
O primeiro dia do Publicom - Encontro de Comunicação do Pará em Paragominas foi de casa cheia. Reunidos no auditório Inocêncio Oliveira, do Parque de Exposições Amilcar Tocantins, centenas de profissionais e estudantes dos municípios de Ipixuna, Irituia, Dom Eliseu e da cidade sede do evento foram em busca de atualização e aprimoramento.
A programação começou com um bate-papo sobre jornalismo humanizado, com a jornalista Dani Franco, da Secretaria de Comunicação do Pará (Secom). Em debate, um tema bastante atual e que trata da preocupação em apurar e abordar os fatos com mais responsabilidade e compromisso.
Em seguida, o secretário de Comunicação do Estado, Daniel Nardin, apresentou a comunicação como ferramenta de gestão. Durante a palestra, ele mostrou cases do governo do Estado e citou exemplos de empresas que já conseguem ver na comunicação um dos pilares do desenvolvimento.
“O objetivo principal do Publicom é permitir não só que a gente faça comunicação no dia a dia, mas que possamos refletir um pouco sobre como está sendo feita essa comunicação, para que busquemos sempre melhorar. Melhorando a gente leva um serviço com mais qualidade ao cidadão”, enfatizou Nardin.
O consultor de empresas Paulo Peixoto se sentiu instigado pelo tema e resolveu se inscrever no encontro. Para ele, o resultado foi muito além do esperado. “Dentro desse seguimento empresarial, a comunicação é um dos grandes entraves, seja em empresa pública ou privada. Um evento como esse nos motiva a buscar conhecimento, saber no que podemos melhorar, quais as tendências do mercado e muito mais”, pontuou.
Formada em Jornalismo desde 2013, Amanda Silva é natural de Belém, mas trabalha em Paragominas há dois meses. Ela viu no Publicom uma oportunidade de reciclar seus conhecimentos e se aprimorar. “A gente tem que se atualizar de acordo com o que está acontecendo no mundo. Já havia participado de outras edições do Publicom, mas o fato da programação estar sendo levada também para os municípios do interior é fantástico”, comentou.
Durante o encontro, o público soube, em primeira mão, que Paragominas receberá, no período de 30 de julho a 4 de agosto, duas oficinas do projeto Biizu: uma de fotojornalismo e outra de texto para assessoria de imprensa/comunicação.
O segundo dia do Publicom em Paragominas, nesta quinta-feira (05), contará com uma palestra sobre “Hipertexto: narrativas digitais”, com o diretor de Publicidade da Secom, Mauro Lima; e um bate-papo sobre o tema “Vivências e desafios do Jornalismo” antes e depois da internet, com a jornalista Nélia Ruffeil. A programação começará às 16h.