Cohab é premiada pela regularização da Comunidade Fé em Deus
A Companhia de Habitação do Pará está entre as quinze instituições a serem premiadas com o Selo de Mérito 2017, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Cohab's e Agentes Públicos de Habitação (ABC), para projetos relevantes dos estados e municípios, no âmbito da habitação de interesse social.
O site de notícias da ABC divulgou na última quinta-feira (06) a lista dos projetos selecionados para receber o Selo de Mérito. A Cohab do Pará será premiada pela execução do Projeto de Regularização Fundiária da Comunidade Fé em Deus, na categoria "Ações, Planos e/ou Programas de Habitação de Interesse Social".
A comunidade Fé em Deus está localizada entre os bairros do Tenoné e Águas Negras, com acesso pela Avenida Augusto Montenegro. A regularização fundiária executada pela Cohab naquela área beneficia mais de 600 famílias com os títulos já registrados em cartório, a serem entregues no dia 12 de agosto, pelo governador Simão Jatene.
Esse é o primeiro projeto concluído em área de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com a participação da Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
"Esse é o primeiro trabalho de regularização fundiária de interesse social finalizado pela equipe da Cohab com participação de várias instituições, e já no primeiro projeto recebemos uma premiação, o que aumenta a nossa responsabilidade com relação aos demais projetos que estão em andamento", destaca a diretora de Política Habitacional da Cohab, Rosana Fernandes.
A diretora reitera que esse projeto é uma referência da efetividade da aplicação de recursos públicos e ressalta o diferencial do trabalho realizado na comunidade. "Vamos entregar o título ao beneficiário com o devido registro em cartório, não havendo necessidade de que ele se desloque com essa finalidade", informa.
Thays Henriques, gerente estratégica de Regularização da Cohab, evidencia as mudanças que a regularização fundiária promove na vida dos beneficiários. "Eles vão sair da condição de ocupantes e terão direitos como o acesso a outros serviços que não tinham antes, como financiamentos para executar melhorias em seus imóveis. Mas vamos continuar atuando em prol das famílias que não conseguiram finalizar o processo. Em agosto entregamos os títulos de regularização fundiária de uma parte dessas famílias e vamos prosseguir com esse trabalho na área, pois nossa intenção é regularizar 100% da comunidade".
Ederson Santos, gerente executivo de Regularização Fundiária da Cohab, diz que essa premiação "serve de incentivo para que a companhia continue atuando junto à comunidade, considerando os vários projetos em andamento. “A experiência com a comunidade na Fé em Deus servirá como um grande referencial para executarmos os demais projetos, além de nos dar aprimoramento", declara.
Outra iniciativa paraense a receber a premiação da ABC é o Programa Municipal de Regularização Fundiária "Chão Legal”, da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
A apresentação dos projetos vencedores e outorga do Prêmio Selo de Mérito 2017 ocorrerá durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em São Paulo, de 22 a 24 de agosto.
Confira aqui os projetos da área da habitação de interesse social que receberão o Selo de Mérito 2017.